Da reportagem
Ainda sem data definida para estrear em 2021, o XI de Agosto/AABT/Tatuí já está atuando nos bastidores para a disputa da terceira temporada do time. Atualmente, o treinador Julio Malfi está trabalhando na montagem do elenco profissional.
Neste momento, ele trata com alguns jogadores que poderão receber a oportunidades de participar de treinamentos. Conforme Malfi, a partir destas futuras atividades, a comissão técnica terá a certeza sobre quais atletas terão condições de fazer parte da equipe.
Os jogadores que estão sendo contatados, posteriormente, serão avaliados com a intuito de defenderem o time tatuiano na disputa da Copa São Paulo Adulta Masculina e dos Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, a serem realizadas durante o primeiro semestre.
Isto acontece porque, de acordo com o treinador, alguns atletas que integravam o elenco do “Basquete Tatuí” e saíram para atuar no Campeonato Brasileiro de Clubes, promovido pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball), podem retornar no segundo semestre.
Ele informa que, para esse próximo período, as metas da agremiação tatuiana são as disputas do Campeonato Paulista de Basquete Masculino, elite estadual da modalidade, organizada pela FPB (Federação Paulista de Basketball), e os Jogos Abertos de Interior–cuja classificação só pode ser alcançada nos Jogos Regionais.
“A quantidade de atletas é fácil de adaptar nos treinamentos. No basquetebol, isso não é tão importante. Entretanto, o tempo de treinamento antes das competições, isso sim, é muito relevante”, destacou.
No entanto, Malfi reconhece que, para a conclusão das conversas e, principalmente, a chegada de novos atletas para os treinamentos da temporada, “a equipe depende do retorno de empresas apoiadoras e a eventual chegada de novos incentivadores”.
“Estamos na ‘luta’ de uma carteira de patrocinadores para disputar as competições do primeiro e segundo semestre”, reforçou.
Desde a idealização da equipe profissional de basquete, em setembro de 2019, um dos principais objetivos do Basquete Tatuí era alavancar o trabalho desenvolvido com os times de base no município.
O projeto não visava somente incentivar os jovens que davam os primeiros passos na modalidade, mas também tinha a intenção de completar a formação dos atletas em ascensão de categoria, que sonhavam em defender a equipe adulta em competições oficiais e importantes.
Conforme Malfi, o pensamento dele é “trabalhar com jovens da cidade e alguns atletas que já estavam na equipe, além de outros que estão buscando oportunidades no cenário do basquetebol paulista”.“Queremos manter a integração entre os praticantes da base e o adulto”, completou.
Após quase um ano e meio da fundação, o Basquete Tatuí já conseguiu resultados expressivos: o título do Torneio de Acesso, o vice-campeonato da Copa São Paulo e o título do Campeonato Paulista da 1ª Divisão, além de vitórias em amistosos contra equipes tradicionais do basquete paulista.
Desses resultados, um título e um vice-campeonato foram conquistados no ano passado. De acordo com o treinador, os objetivos da temporada anterior foram “amplamente alcançados”, o que justifica“alta expectativa para a nova temporada”.
“As competições são de um nível alto e, para termos resultados satisfatórios, precisamos treinar. Com certeza, as minhas expectativas, desta forma, serão positivas. Treinando, as chances de termos bons resultados aumentam muito”, destacou
“Acredito que não tem milagre: treino é jogo e jogo é treino. Precisamos treinar muito, e podemos fazer história com tão pouco tempo na federação. Mas, para isso, precisamos ter um grupo treinando e entendendo o jogo para surpreender nas competições”, complementou Malfi.
Na próxima semana, a FPB deverá promover reunião virtual com representantes das equipes participantes da edição de 2021 da Copa São Paulo. Nesse encontro, a federação confirmará as datas de disputas e definirá o dia da estreia oficial do Basquete Tatuí na nova temporada.