Ateliê Cristina Siqueira abre inscrição para encontros virtuais sobre poesia

56
A escritora, poetisa e educadora Cristina Siqueira (Foto: Arquivo O Progresso)
Da reportagem

O Ateliê Cristina Siqueira está com inscrições abertas ao projeto cultural “A Poesia é o Espelho da Alma”. São quatro encontros focados na poesia e voltados ao público em geral, com idade a partir de 16 anos.

Idealizado pela escritora, poetisa e educadora Cristina Siqueira, o projeto ocorrerá de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, e destinado aos alunos do ensino médio, professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Tatuí, artistas e demais interessados.

O projeto cultural recebeu recursos da LAB (Lei Aldir Blanc – lei federal 14.017/2020), por meio do decreto municipal 20.657, e foi habilitado pelo edital de cultura 02/2020.

“Recebi este prêmio da LAB e quero fazer jus a ele com um trabalho bonito. Este projeto é um convite a se fazer uma reflexão sobre este momento atípico de pandemia que estamos enfrentando e que está sendo agravado por uma crise econômica e instabilidade política”, declarou a autora.

Serão quatro encontros virtuais, com o intuito de fazer com que este gênero literário “seja sentido e entendido como leitura natural do cotidiano”. “O que eu quero fazer é propor um momento leve de poesia”, acrescenta a poetisa.

O primeiro encontro ocorrerá na terça-feira, 9, às 19h, com o tema “A poesia como instrumento de sensibilização e transformação social – talento, inspiração, leitura e criatividade”.

“Neste primeiro momento, pretendo conversar sobre talento, inspiração, leituras, criatividade e liberdade de criação”, comenta a autora, acrescentando que receberá poetas convidados durante o encontro.

Na quinta-feira, 11, também às 19h, acontecerá o segundo encontro, “A poesia é o espelho da alma”, com conversa sobre escrita criativa, ofício de fazer e refazer, e referência a outros autores.

“Escrever é uma coisa, editar e publicar é outra. Vou falar deste trabalho de escrever e reescrever, conversar de uma forma leve sobre a poesia, dar sugestão de leitura, orientar por onde começar. Claro que não será uma aula, mas são pinceladas sobre o que é um poema, a poesia e o poeta”, explica.

Estes dois primeiros encontros terão certificado de participação, duração de duas horas na plataforma Meet e um total de 35 participantes em cada. É preciso se inscrever, gratuitamente, pelo link https://forms.gle/CLVQvEvCm93vGyV67, ou pelo WhatsApp (15) 99759-9118.

“A inscrição é muito importante, justamente por conta do certificado”, acentua Cristina.

A terceira ação, uma live com o tema “Poesia e leitura”, ocorrerá dia 20, um sábado, às 20h, pelo Facebook de Cristina Siqueira, no endereço eletrônico: https://www.facebook.com/cristina.siqueira.3762.

“Neste terceiro momento, a ideia é promover um bate-papo de uma hora e ter um artista convidado. As pessoas podem participar mandando perguntas. Vamos ter um mediador para nos passar as questões e tentar responder todo mundo”, antecipa a escritora.

O encerramento do projeto será no sábado seguinte, 27, às 20h, com o sarau de poesia “Qual valor de um poema que nos leva a pensar e faz bem ao coração?”. Para esse evento, os inscritos deverão enviar material com antecedência.

“O tema fala de poema, mas abrange também a música, artistas, escritores, repórteres e outros profissionais nos questionando sobre os valores que estão por trás de cada um”, indica a autora.

“Acho que esse momento vai ser muito importante, estou fazendo um convite para pessoas bastante interessantes, não só daqui, mas de outras cidades e de outros países”, conta Cristina.

Um dos artistas convidados, para o sarau e para abertura do evento, é o neto da escritora, o pianista Théo Siqueira de Proença, de 13 anos. O músico venceu o primeiro concurso nacional de piano aos 10 anos e, com 11, conquistou o Concurso Internacional de Piano Maria Herrero, em Granada, na Espanha.

De lá para cá, vem estudando semanalmente com a professora Marisa Rosana Lacorte e participado de cursos de especialização musical na Espanha e Estados Unidos.  Recentemente, obteve vários prêmios em concursos internacionais, destacando-se entre pianistas do mundo.

O prêmio mais recente foi o Golden Prize, primeiro lugar no London Young Musician. Ele ainda participou e obteve destaque em concursos como: King’s Peak International Music Competition, Estados Unidos (segundo lugar); Internationaller Klavierwttbewerb Gloria Artis, de Viena (terceiro); Competição Internacional de Piano de Putra, na Malásia (quarto); e Neapolitan Master Competition, da Itália (sexto).

“É menino que mostra muito o valor da música, além de incentivar as crianças. Pode levar as crianças a um caminho de abertura para a cultura, mostrar a arte e levar a arte para dentro de casa, principalmente agora, que eu acho que o momento é dentro de casa”, completa a escritora.

Cristina destaca ter como objetivo um encontro “leve”. “Entendo estes encontros como uma operação capaz de mudar o mundo. A poesia, neste sentido, é revolucionária por natureza”, observa.

“Também está embutido nisso um exercício espiritual e um método de libertação interior. Ela revela este mundo real que estamos vivendo e cria outro imaginário, é um alimento”, enfatiza Cristina.

Sobre

Escritora, poetisa e educadora, Cristina Siqueira tem um ateliê em Tatuí, cidade onde realizou o projeto “Livro de Rua” e o livro “Prisma”. Foi articulista do jornal O Progresso de Tatuí e trabalhou durante 17 anos na área de educação.

Dinamizou espaços culturais e ampliou o trabalho em viagens pelo Brasil e pelo exterior, com foco na poesia. Seu CD “Se Houvesse Amor à Vida Seria Carícia” foi lançado em várias cidades da Europa.

Atualmente, promove saraus, oficinas de literatura e palestras, além de realizar postagens diárias de poemas dela no Facebook e no YouTube para um público cativo.