Prefeitura promove neste sábado o ‘Dia D’ contra a dengue e zika ví­rus





A Prefeitura, por meio das secretarias da Saúde e de Esporte, Lazer e Juventude, promove, neste sábado, 13, o “Dia D” que tem por objetivo chamar a atenção da população para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da zika e da febre chikungunya.

A ação conjunta das secretarias tem por finalidade conscientizar a população sobre a gravidade das doenças e do surto que preocupam as autoridades sanitárias de todo o mundo.

O evento acontece na Praça da Matriz, a partir das 9h. Agentes de combate à dengue irão percorrer os estabelecimentos comerciais da região central para realizar a fiscalização e controle de criadouros.

Na praça, uma equipe vai informar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para impedir a proliferação do mosquito. Serão distribuídos cartilhas e panfletos informativos.

Desde agosto de 2015, a Secretaria Municipal da Saúde vem intensificando as ações preventivas e de fiscalização para evitar a proliferação do mosquito transmissor. A atenção deste ano é redobrada diante dos surtos dos vírus da zika e da febre chikungunya registrados em diversas cidades brasileiras.

No combate ao mosquito Aedes aegypti, a informação e conscientização da população são fundamentais, lembra a Prefeitura.

Faixas, panfletos e cartilhas informativas estão sendo disponibilizados de diferentes maneiras, já que o papel da população é importante, dado que a maioria dos criadouros está localizada nas próprias residências.

“Todas as pessoas devem realizar, pelo menos uma vez por semana, uma vistoria em seu imóvel, para não permitir que existam focos para multiplicação do mosquito”, adverte o coordenador do setor de combate à dengue, Tony Sumio Ogata.

De acordo com a Prefeitura, a situação em Tatuí, por enquanto, está sob controle, “devido às campanhas realizadas nos anos anteriores e da antecipação das ações em 2015”.

Em 2016, foram registrados apenas quatro casos da doença no município, sendo um só autóctone. Nenhum caso de zika vírus ou da febre chikungunya foram registrados.

“Mesmo a situação sob controle, não podemos relaxar. A dengue é uma doença séria e, agora, o mosquito é responsável por mais duas outras doenças que vêm causando um alerta em todo o país”, declarou o secretário da Saúde, Umberto Fanganiello Filho, Tuta.

A novidade fica por conta de um passeio ciclístico, que terá concentração também a partir das 9h. “Trata-se de uma forma de envolver a população e de mostrar que toda nossa cidade está unida nesta cruzada tão importante, afinal está em jogo a saúde de todos nós. Todos que têm a sua bicicleta e gostam de pedalar podem participar”, convidou o secretário de esportes, Miguel Lopes Cardoso Junior.

Também no sábado, a partir das 8h, a equipe do posto de saúde do Jardim Santa Rita de Cássia realiza as ações no bairro, como fiscalização nas residências, além da distribuição de panfletos informativos e de dar dicas de como acabar com o mosquito. Cerca de 30 pessoas estão envolvidas nessa ação.


Reunião preparatória

Na quinta-feira, 11, a Secretaria da Saúde promoveu reunião com o objetivo de pedir engajamento de toda a comunidade para o combate à dengue.

Mais de 70 pessoas participaram do encontro, na Câmara Municipal, entre eles, secretários e diretores municipais, representantes de clubes, associações, entidades, condomínios, empresas e grupos de escoteiros.

O evento teve a participação da diretora da Sucem (Superintendência de Controle de Endemias) da região de Sorocaba, Sueli Yazumaro Dias, e do chefe de operações de campo da Sucem, Isaias Ribeiro.

As principais recomendações e cuidados são simples e já de conhecimento público: eliminar água que fica acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas e pneus, além de manter caixas d’água sempre bem fechadas.

Se for viajar, o cuidado deve ser redobrado. Antes de deixar a residência, o morador deve verificar se não está abandonando recipientes que possam acumular água e servir como criadouro para as larvas do mosquito.

É recomendado prestar atenção em espaços que nem sempre são lembrados, como vasos de plantas, ralos e, inclusive, os coletores de água da geladeira e do ar-condicionado.

A população deve estar também atenta aos sintomas da dengue, que são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e o aparecimento de manchas vermelhas. Na presença de alguns desses sintomas, é importante procurar, imediatamente, o serviço de saúde e nunca se automedicar.