Ní­vel do rio Sorocaba sobe para 8,2 metros e atinge residências





O nível do rio Sorocaba estava 8,2 metros acima do nível normal, nesta sexta-feira, 15, segundo a Coordenadoria da Defesa Civil de Tatuí. Depois de baixar para 4,15 metros no final de semana passado, o rio voltou a subir devido às fortes chuvas que caíram nas regiões de cabeceira e na cidade.

A vazão do Sorocaba atingiu o índice de 410 metros cúbicos por segundo, ou seja, mais de 4.100 litros de água passavam pelo rio. O rio Tatuí estava 7,10 metros acima do nível normal.

O coordenador da Defesa Civil de Tatuí, João Batista Alves Floriano, afirmou que a Defesa Civil do Estado emitiu alerta para que as cidades se preparem para as chuvas que virão nos próximos dias, as quais podem agravar os problemas que as cidades da região vêm enfrentando.

“O bairro de Americana está com inundação generalizada. Há previsão de chuvas fortes, recebemos um alerta da Defesa Civil do Estado, ou seja, elevar o índice que já está comprometido”, alertou.

Tatuí entrou em estado de atenção por conta das chuvas. Segundo Floriano, a cidade poderá passar para o estado de alerta, caso a previsão do tempo para o final de semana se confirme.

“Se o volume persistir na mesma intensidade, podemos ter mais áreas alagadas e inundadas. Há, inclusive, o risco de deslizamento de encostas”, declarou.

O coordenador afirmou que a população pode ajudar a Defesa Civil redobrando a atenção e saindo de locais considerados de risco. Como o solo está encharcado, há riscos de deslizamentos de terra em encostas e morros.

Segundo a Defesa Civil, há 83 famílias desalojadas e duas desabrigadas em Tatuí. A maior parte é do distrito de Americana. Entretanto, dez famílias são do bairro Thomaz Guedes e outras, do bairro dos Mirandas.

“Fizemos o trabalho de remoção dessas famílias que estão em casa de parentes. Somente duas famílias precisaram ir para abrigos públicos, pois não tinham para aonde ir”, contou.

O coordenador pediu para que as famílias não deixem animais nas casas, pois há o risco de que os bichos morram em caso de inundação, principalmente no distrito de Americana. Alguns animais, segundo Floriano, estariam presos, o que agrava o problema.

“A responsabilidade é do dono, mas a preocupação é de todos. Encontramos animais abandonados, inclusive, animais presos. Numa enchente, o risco de morte dos animais é grande”, afirmou.

 

Danos causados

O secretário da Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, Vicente Aparecido Menezes, Vicentão, afirmou que vai apelar para o governo estadual e federal para conseguir recursos para reparar os danos causados pelas chuvas dos últimos dias.

A Secretaria de Infraestrutura contratará empresas para reparar o asfalto da cidade, uma vez que a Prefeitura não teria pessoal suficiente para várias ruas com danos.

“Não temos equipe para isso. Vamos contratar uma ou duas empresas para nos auxiliar na reparação do asfalto, que está ruim. A gente não conseguiria fazer todos os serviços sozinhos, ainda mais com os problemas que a chuva causou”, declarou.

Segundo Vicentão, que é também vice-prefeito, a cidade necessita “urgentemente” de obras de drenagem, para escoar as águas das chuvas. Entretanto, salientou que faltam recursos para Tatuí.

“São obras caras, e a Prefeitura não tem condições de fazê-las sozinha, precisa de recursos de fora”, afirmou.

O secretário sustentou que a falta de drenagem faz com que o asfalto se deteriore mais rápido, pois a força da enxurrada danifica o pavimento das ruas, o qual, reconhece Vicentão, precisa de manutenção.

“No bairro Santa Rita, a enxurrada levantou placas gigantes de asfalto. Ruas que nunca tiveram buracos, agora apareceram. E a tendência é piorar, pois vem mais chuvas por aí”, declarou.

Vicentão pediu paciência e disse que já solicitou, para o setor de compras, a aquisição de cones, faixas e cavaletes para a sinalização.

“Queremos tornar mais seguras as ruas que têm buracos perigosos. Vou pedir apoio da Guarda Civil, do Departamento de Trânsito e da Defesa Civil na sinalização e na orientação dos moradores”, concluiu.