Guia ‘Cidade Ternura’





Nesta próxima semana, o jornal O Progresso encerra o cadastramento das empresas e produtos que farão parte do guia turístico e gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”.

Os interessados que ainda não se cadastraram para a veiculação de classificado gratuito ainda podem fazê-lo, entrando em contato por e-mail (contato@oprogressodetatui.com.br) e lembrando que devem fazer parte de uma dessas duas áreas de atuação: turismo ou gastronomia.

Divulgar a cidade para quem é de Tatuí e servir de roteiro para quem visita o município são os objetivos do novo produto criado pelo jornal O Progresso em parceria com o produtor cultural Jorge Rizek.

A empresa jornalística publicará a primeira edição do guia “Tatuí Cidade Ternura” em agosto. Trata-se de uma revista em formato de gibi, que compilará todas as empresas e prestadores de serviços relacionados às duas áreas.

O material será dividido em cinco categorias, trazendo uma listagem com os pontos turísticos, bares, cafés e restaurantes, hospedagem, festas e eventos, além dos doces caseiros. Nesta última, serão constadas empresas e profissionais liberais.

As informações estarão separadas por tipos de divulgação, com destaques para os anunciantes. Entretanto, todos os profissionais liberais e empresas serão divulgados, indistintamente, na relação de classificados.

O resultado será um guia que poderá servir tanto a quem não conhece a cidade quanto àqueles que buscam descobrir novos sabores, espaços e serviços de profissionais liberais.

A publicação será distribuída junto a todos os assinantes de O Progresso gratuitamente. Haverá, ainda, circulação direcionada aos pontos turísticos, bares, restaurantes e hotéis da cidade.

Considerando o valor turístico do material, o jornal cederá, também, exemplares ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e ao Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico.

Além de fonte de consulta local, o guia poderá ser usado como referência para a divulgação do município. Também por isso, estará disponível para acesso pela internet, por meio do portal digital de O Progresso.

Assinantes e não assinantes terão acesso irrestrito ao novo projeto, tanto na versão impressa quanto na digital, cujo acesso será feito em www.oprogressodetatui.com.br.

Dessa maneira, todos os interessados poderão ver na íntegra a publicação, que terá como foco a divulgação de Tatuí e de seus produtos.

Os assinantes do bissemanário receberão o guia “Tatuí Cidade Ternura” juntamente com o exemplar do jornal em casa. “A ideia é distribuir esse material nos principais pontos que entendemos ser de maior circulação de turistas, como hotéis e restaurantes”, ressaltou Rizek.

Em sua primeira edição, o guia dará especial atenção aos doceiros, tanto os que possuem empresa constituída como os “de fundo de quintal”. Para isso, o jornal tem incentivado e buscado esses profissionais para integrarem os classificados por linha, com publicação totalmente gratuita.

Os interessados devem enviar nome, endereço e telefone da empresa ou serviço. O envio das informações deve ser feito até esta próxima semana, quando o conteúdo da publicação será finalizado.

De forma a tornar o material mais abrangente – e completo –, O Progresso intensificou a divulgação do recebimento das informações. Ao longo deste mês, deu publicidade à oportunidade tanto no impresso como no portal e nas principais redes sociais (Facebook e Google+) e pelo WhatsApp.

A princípio, já houve uma pesquisa junto ao Comtur e ao Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico para compor-se a relação dos doceiros artesanais. Além disso, a divulgação esteve empenhada em “descobrir lugares novos”, com o objetivo de tornar o guia o mais amplo possível.

O trabalho é o primeiro realizado nesse formato por uma empresa privada em Tatuí. Já na primeira edição, o guia turístico e gastronômico vem preencher uma lacuna de falta de informação e dar oportunidade a empresas ou prestadores com potencial de entrarem no circuito turístico.

“Apresentamos a ideia dos classificados gratuitos em reunião do Comtur, e ela foi muito bem aceita, justamente porque estamos tentando obter o máximo de dados para que sejamos mais precisos, e não mais um guia somente com propagandas de clientes”, enfatizou a gerência de publicidade.

Nesta próxima semana, O Progresso finaliza as vendas e o cadastramento dos empreendimentos. O jornal, inclusive, estendeu o prazo em função da realização da Festa do Doce, evento que tem atraído muitos turistas ao município.

O guia será publicado em papel jornal, em formato exclusivo e inédito no município. A proposta de um guia mais acessível aos anunciantes, pelo baixo valor das publicidades, e prático aos usuários, pelo formato menor, foi apresentada por Rizek, que se inspirou nos guias semanais da “Folha” e do “Estadão”.

Para completar o conteúdo, o guia terá pequenas reportagens, com as principais informações sobre os pontos turísticos e a história de Tatuí.

Entre eles, o Conservatório de Tatuí, o “Circuito das Praças” e o próprio escritor tatuiano Paulo Setúbal. O guia ainda terá tópicos com a função de ilustrar os conteúdos.