Fábrica de ‘frios’ deve gerar 140 empregos





AC Prefeitura

Representantes da empresa e autoridades políticas descerram fita inaugural de nova unidade

 

Na semana passada, a BRF deu início a etapa de expansão com a primeira planta de frios fatiados do Estado de São Paulo. A empresa, considerada uma das maiores companhias de alimentos do mundo, vai gerar 140 novos empregos em Tatuí.

Também na terça-feira, 9, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, acompanhado do secretário da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo Mota, esteve em Sarandi, no Paraná, para visita a uma das unidades da Noma.

Manu lembrou que, durante a inauguração da BRF, no dia 3 de setembro, o governador Geraldo Alckmin anunciou, para este mês, o início da construção da via marginal na SP-127, que servirá de acesso e escoamento da produção da Noma, maior fábrica de carretas da América do Sul, e da Zoomlion, multinacional chinesa que produz veículos pesados. Juntas, as duas empresas irão gerar mais de 2.000 empregos diretos.

Segundo o prefeito, nos próximos dias, deve ser anunciado oficialmente o cronograma de construção da unidade em Tatuí.

“Muita gente prometeu a chegada dessas duas empresas. Comemoraram, soltaram fogos, mas nada aconteceu. Nada além de conversa e promessas. Agora, sim, em nosso governo, graças às obras de infraestrutura necessárias que iremos realizar, esse sonho do povo tatuiano será concretizado, e nossa cidade dará um salto de qualidade em direção ao tão sonhado pleno emprego”, declarou Manu, pela assessoria de comunicação da Prefeitura.

Também participaram da reunião de terça-feira, que formalizou o protocolo de intenções da empresa com o município e os benefícios do novo Pró-Tatuí, o presidente da empresa, Marcos Noma, e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí, Célio Gregório.

R$ 70 milhões

De acordo com o gerente industrial da BRF em Tatuí, Sandro Leite, o projeto recentemente implantado servirá como piloto para que outras linhas da empresa sigam esse modelo.

“Implementamos na fábrica de fatiados equipamentos e tecnologias inéditas no Brasil, que garantem eficiência e produtividade para um modelo de atendimento sob demanda, no qual o volume da produção, desde a fabricação da matéria-prima, é determinada pela rede varejista. A produção e a logística estão organizadas para permitir que, em dois dias, o produto esteja disponível ao consumidor”, explicou.

A companhia investiu R$ 70 milhões na unidade, que conta com três linhas de produção, duas para cárneos e uma para lácteos. Na fase inicial, a produção será de 12 toneladas/dia.

A fábrica está instalada em uma área que dá o acesso ao mercado da região sudeste, que tem “muito potencial de aceitação para este produto”, cita a assessoria.

A nova linha já gerou a contratação de 61 funcionários de inicio. Quando a unidade estiver funcionando a plena carga, serão contratadas mais 79 pessoas, somando 140 novos trabalhadores, ainda conforme a assessoria.

A fábrica de fatiados de Tatuí é a primeira da companhia e a única do país com a tecnologia europeia “S-Fresh”, que permite oferecer um produto fresco, semelhante ao fatiado na hora, inédito no Brasil.

“A inovação fortalece a BRF como referência no desenvolvimento tecnológico do setor de alimentos, reconhecida pelo ranking ‘The World’s Most Innovative Companies’, lista mundial da revista ‘Forbes’, da qual figuram apenas duas companhias brasileiras”, ressaltou a Prefeitura.

A unidade de Tatuí já conta com uma gestão ambiental, que destina mais de 80% dos resíduos da operação para cooperativas de reciclagem, no caso de materiais reaproveitáveis, e para fábricas de ração ou compostagem, no caso de orgânicos.

A operação na fábrica de fatiados considera a redução de resíduos a volumes mínimos, sistema de armazenamento e reuso de água, procedimentos de saúde e segurança do trabalho e metas de redução de gases de efeito estufa e mudanças climáticas.