Escritor André Kaires lança 1º livro; obra reúne poemas e prosa poética

“Manifesto de Corações Partidos” será publicado pela editora Urutau

534
“Manifesto de Corações Partidos”, obra do escritor tatuiano André Kaires (Foto: Divulgação)
Publicidade
Da reportagem

O escritor tatuiano André Kaires participou de uma chamada nacional da editora Urutau e, com o livro “Manifesto de Corações Partidos”, foi um dos selecionados para lançar a obra literária com todas as despesas pagas pela editora. O certame contou com mais de 300 inscritos, dos quais apenas 23 candidatos terão as obras lançadas.

A lista dos selecionados saiu na semana passada, contudo, a organização do certame ainda não divulgou a data oficial do lançamento da obra, que ainda está em fase de edição e impressão.

De acordo com Kaires, o livro reúne poemas e prosas poéticas “que dialogam entre si, mas também, de certa maneira, são independentes, visando uma leitura mais libertária e arrebatadora”.

“É um livro que fala muito sobre mim, mas que muita gente vai se identificar, pois já passou por situações parecidas. É um manifesto deste povo que sofre, destas pessoas que têm desilusões amorosas, crises de existência e de essência”, antecipou o autor.

A obra literária é a primeira do escritor tatuiano a ser publicada. Kaires conta que o livro nasceu da junção de duas obras escritas em momentos diferentes: “Liturgia do Corpo”, uma coletânea de poesias, e “Manifesto de Corações Partidos”, em prosa poética.

Publicidade

O primeiro, escrito em 2018, chegou a ser avaliado pela mesma editora em uma versão estadual do chamamento – promovido para incentivar a publicação de novas obras literárias -, contudo, não foi selecionado.

“Na ocasião, escrevi e pensei em enviar, aí eu mesmo editei e mandei para análise da editora. Depois de ser reprovado, pedi para um amigo, que é editor, analisar as obras antes de me inscrever. Ele leu, gostou e, como percebeu que os textos se conversavam, me instruiu a juntar os melhores. Assim nasceu o ‘Manifesto’”, ressalta Kaires.

A obra aborda temas como vida, morte, política e outros da atualidade. “É uma obra universal, que fala sobre vários assuntos com textos que foram refinados, no ponto de vista literário, para serem apreciados por leitores de diversos gêneros”, destacou.

Kaires conta ter trabalhado na formatação da nova obra por nove meses, de janeiro a setembro de 2019. A chamada para a seleção da editora aconteceu em outubro do mesmo ano e o resultado saiu na semana passada.

O autor informa que a editora promove a publicação de livros de diversos artistas de todo o país, com o diferencial de oferecer a publicação da obra autoral completa.

“Outras editoras têm este tipo de chamamento, mas selecionam apenas um texto, que entra em uma coletânea com diversos autores. Também é legal, porém, poder lançar um livro completo. É muito melhor e, por isso, estou muito feliz”, completa Kaires.

Sobre o autor

André Kaires é ator, bailarino, poeta, personal trainer, professor e pesquisador de assuntos sobre o corpo. Vencedor de diversas edições do Prêmio Literário Paulo Setúbal.Participou do projeto #EscritaFalada, do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com a obra “Poesia em Quarentena”, criado para os tempos de Covid-19, que versa sobre o desejo de retomar a rotina, de retomar “a nossa vida lá fora”.

Publicidade