Secretaria recebe três logomarcas para placas de sinalização turística

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Publicitário Rodrigo Villa (direita) entregou as logomarcas no Centro Cultural (Foto: AI Prefeitura)
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Da redação

Na sexta-feira da semana passada, 5, a prefeitura, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, recebeu a doação de três logomarcas a serem utilizadas na confecção de novas placas de sinalização turística.

As imagens foram doadas pelo publicitário Rodrigo Villa, da RV Negócios e Publicidade. A entrega aconteceu no Centro Cultural e contou com a presença do secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

As logomarcas fazem alusão aos três títulos do município: Capital da Música, Terra dos Doces Caseiros e Cidade Ternura. Sinisgalli havia adiantado que solicitara ao publicitário a criação de uma logomarca para ser colocada nas placas.

“As placas turísticas terão um complemento com esses símbolos da nossa cidade. Está ficando muito bonito. Elas serão diferenciadas, com um layout repaginado, e Villa está criando uma logomarca que dará um destaque muito importante”, afirmou, na oportunidade.

O titula agradece a Villa pela parceria. “É excelente que os artistas locais ajudem a promover e desenvolver o turismo da cidade. Mais uma importante parceria entre poder público e a iniciativa privada, sem custo algum à municipalidade”, destacou.

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De acordo com Sinisgalli, a secretária municipal encaminhou o novo layout com as logomarcas para as placas turísticas, que já estão sendo impressas. Ele informou que as logomarcas ainda poderão ser utilizadas em quaisquer meios de comunicação para a divulgação turística e cultural do município.

Em um primeiro momento, as logomarcas serão utilizadas em 15 novas placas de sinalização turística, assim como na reforma de 34 placas de sinalização e orientação turística, as quais estão sendo realizadas através de um investimento de R$ 103.000,02.

O montante, proveniente do Fundo Estadual de Melhorias dos Municípios Turísticos, é garantido por conta do título de MIT (município de interesse turístico) que Tatuí recebeu em 2017.

A sinalização turística identifica as vias e os locais de interesse, orientando os condutores de veículos quanto a percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares, além de ter como função a educação junto ao usuário.

A Abet (Agência Brasileira de Engenharia Turística) – com sede em Belo Horizonte (MG) – é a empresa responsável pela execução da obra. Além de atualizar a sinalização turística do município, será implantado o sistema internacional bilíngue, com informações em português e inglês.

O titular da pasta aponta que a Capela do Bemfica e o centro – onde há edificações históricas – devem receber novas placas com algumas indicações que estão faltando. Conforme ele, “por serem novos equipamentos culturais ou turísticos”.

O secretário adianta estarem sendo preparadas indicações sobre novos pontos, como o MIS (Museu da Imagem e do Som) e a UPA (unidade de pronto atendimento).

Além dos equipamentos turísticos, as placas indicarão localidades importantes, como a prefeitura, a Câmara Municipal e a Santa Casa de Misericórdia, por exemplo.

O projeto de atualização turística foi aprovado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e, posteriormente, pelo COC (Conselho de Orientação e Controle), pertencente ao Fundo de Melhoria dos Municípios.

A empresa começou a instalação de postes na cidade no dia 23 de maio. O secretário municipal informou terem sido colocados 15 novos postes. A empresa aguarda a cura do concreto para retornar a Tatuí, em breve, para seguir com as instalações.

Segundo o convênio, a obra pôde ser iniciada a partir do dia 3 de fevereiro e possui prazo de seis meses para ser concluída. “Na pior das possibilidades, será tudo concluído na primeira quinzena de julho, bem antes do prazo final do convênio”, garantiu Sinisgalli.

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