‘Cidade Ternura’ ajudará Comtur a mostrar atrativos turísticos locais

Cassiano Sinisgalli, César Augusto de Araújo, Lívia Amara e Eduardo Graziano (foto: Eduardo Domingues)

O Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura, produzido pelo jornal O Progresso, foi entregue ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo) na terça-feira, 7, e deve ajudar o órgão a divulgar os atrativos da cidade. A afirmação é do vice-presidente, César Augusto de Araújo.

Segundo ele, o material tem grande importância dentro do Comtur e será usado pelo órgão para divulgar a cidade não somente dentro de Tatuí, mas também em feiras de turismo e encontros fora da cidade. “O guia é, hoje, nossa principal ferramenta de apoio. Através dele, nós tornamos a cidade cada vez mais conhecida”, avaliou.

Conforme Araújo, o Comtur disponibilizará o material nos equipamentos culturais para que os visitantes possam conhecer mais sobre a história de cidade e também ficar por dentro das festas, eventos e tradições locais. Os assuntos apresentados pelo guia em pequenas reportagens, todas com imagens atualizadas.

A versão lançada neste ano está dividida em cinco capítulos. No primeiro, consta a agenda cultural da cidade ao longo do ano; no segundo, a agenda musical; e no terceiro, reportagens explicando as razões pelas quais Tatuí é conhecida como Capital da Música, Cidade Ternura, Terra dos Doces Caseiros e, ainda, relembrando a história do “imortal” Paulo Setúbal.

Na sequência, a publicação enumera todas as principais atrações turísticas do município e, por fim, apresenta o segmento de produtos e serviços, no qual são encontrados, por exemplo, bares e restaurantes, docerias, hospedagens e demais informações úteis.

Araújo elogiou a iniciativa do jornal em investir em um guia que agrega todas as opções gastronômicas, culturais e de lazer da cidade. Para ele, a publicação ajudará tanto os turistas quanto os tatuianos a conhecerem melhor a cidade e a aproveitarem ao máximo.

“Nós, do Comtur, temos uma dificuldade muito grande de divulgar a cidade para os tatuianos. Com o guia, a gente faz o morador entender que o turismo não é mais só as montanhas, mares e praias, ele é um produto. E somos nós que construímos os atrativos da cidade”, argumentou.

Na terça-feira, 7, durante a reunião dos conselheiros, o Comtur recebeu os guias por meio do presidente, Wagner Eduardo Graziano. “O guia é fantástico. Ele veio com uma diagramação muito bonita e chama bastante a atenção dos turistas”, comentou Graziano.

Segundo o presidente, os turistas se encantam com a publicação, que leva toda a informação sobre turismo para as mãos deles”.

“O resultado foi imediato: no meu restaurante, eles viram o exemplar e afirmaram ter gostado”, contou.

“As principais empresas ligadas ao turismo estão ali, e isso é muito bom. É um projeto que veio para ficar”, completou Graziano.

O guia “Tatuí Cidade Ternura” foi distribuído como encarte gratuito na edição do jornal O Progresso veiculada no dia 22 de julho, para a assinantes e em pontos de venda avulsa, como bancas de jornal. O primeiro lote, com mil exemplares, foi recebido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, no início do mês passado.

Além dos atrativos culturais e turísticos da cidade, o o guia contém a lista completa dos estabelecimentos certificados com o Selo de Qualidade Turística.

O impresso foi editado pela primeira vez em 2016 e, desde então, vem trazendo novidades a cada edição, sempre valorizando as tradições artísticas e culturais da cidade. Neste ano, a publicação procurou focar ainda mais na tradição musical.

Considerando o título “Capital da Música”, o guia apresenta, como diferencial desta edição, uma agenda musical com eventos exclusivos do Conservatório.

Outro diferencial do lançamento deste ano é o “Mapa Turístico Tatuí Cidade Ternura”, encartado no miolo da publicação. Ele destaca, com ilustrações de forma estilizada, alguns dos principais pontos turísticos do município.

“Já na edição passada, eu mesmo pude levar o guia em algumas feiras que eu participei, na própria Secretaria de Estado, e ele foi muito bem aceito e bem comentado. E, neste ano, ele veio ainda mais completo, principalmente por oferecer este mapa, que é bem ilustrativo”, apontou Araújo.

De acordo com Graziano, “o mapa veio para complementar o guia, e acho que essa parceria não pode deixar de existir”.

A ilustração também é impressa em couchê – como a capa do guia -, porém, em tamanho quatro vezes maior que o da publicação. A qualidade da impressão e o formato foram elaborados para que o mapa possa ser destacado do guia, próprio para ser guardado ou fixado na parede, por exemplo.

O material foi produzido com patrocínio da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara) e produção e arte da Agência de Comunicação e Marketing AG6.

Para reforçar a questão cultural e a elevação de Tatuí a MIT (município de interesse turístico), assim como na primeira e na segunda edição, continuam tendo destaque na pauta os principais pontos turísticos e a agenda anual de eventos.