Livro e aplicativo são lançados em Museu

Sinisgalli, Heilborn, Vianna e Raquel durante o evento (foto: Eduardo Domingues)

Como parte da 76ª Semana Paulo Setúbal, a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura, realizou, na terça-feira, 7, os lançamentos simultâneos de um aplicativo para celular e um livro infantil.

O público no Museu Histórico “Paulo Setúbal” acompanhou a apresentação do aplicativo “Museu Paulo Setúbal Quiz”, criação de Pedro Heilborn, e do livro “O Senhor CompraTudo”, de Raquel Prestes.

A proposta de Heilborn para o desenvolvimento do aplicativo partiu da temática “Museus 2.0”, em que os espaços culturais incorporam a tecnologia como uma nova forma de se comunicar com o público mais jovem.

Heilborn é funcionário do próprio museu de Tatuí. Segundo ele, o foco do projeto não era o aplicativo em si, mas gerar uma ferramenta que pudesse ser uma ponte de comunicação para um público mais jovem. Depois de apresentar a proposta, o museu “abraçou” a ideia.

O jogo foi baseado na mostra permanente do museu, na forma de “quis”, contendo oito fases, cada uma com um tema respectivo a uma exposição, “desafiando o público a ter um olhar mais crítico durante a visitação, para conseguir avançar por todas as etapas do jogo”.

Conforme Heilborn, o projeto busca manter a interatividade com o público. Segundo ele, quando as escolas vão para o museu, muitas vezes, levam os alunos “por obrigação”.

“Os estudantes têm a imagem de que o museu só teria coisas antigas, de que não podem tocar ou mexer em nada. Mas, é justamente isto que eles querem para interagir”, declarou o desenvolvedor.

O museu já possui um totem com um “quis”, abrangendo somente o tema tropeirismo. Heilborn acredita que o projeto possibilita um maior alcance.

“O surgimento do aplicativo quebra a barreira do físico e estático do prédio, atingindo o público em qualquer local. Leva o museu até as pessoas”, argumentou.

Heilborn contou que o produto levou três meses para ser finalizado, sendo construído totalmente de forma autodidata. “Nunca tive contato direto com programação e desenvolvimento de aplicativos. Tudo foi criado com base em pesquisas e informações que encontrei na internet”, contou.

“O sentimento é de gratificação. Por mais que eu tenha lapidado e acompanhado todo o processo, ver ele publicado foi como o nascimento de um filho, que agora eu lancei para o mundo”, declarou.

O aplicativo está disponível apenas para Android e, segundo o desenvolvedor, em breve, será disponibilizado em outras plataformas, como o sistema operacional de iPhones e outros produtos da Apple.

Heilborn, ainda, garante que deseja implantar novas estruturas no museu, como, por exemplo, o QR Code (Quick Response, em tradução livre, código de resposta rápida). A intenção é aumentar a gama de ferramentas para a interatividade com o público.

O diretor municipal de cultura e gestor do museu, Rogério Vianna, afirmou que o local possui site, blog e uma página no Facebook e que dar acessibilidade às pessoas é importante.

“Os jovens estão ‘hiperconectados’ e estar presente em celulares e computadores é de extrema importância para elevar o museu, uma forma de ceder um conhecimento aprofundado da história e curiosidades de Tatuí e da vida de Paulo Setúbal”, observou o diretor.

Vianna garante estar jogando o quiz na casa e que tem passado “apuro para responder às perguntas.

“Todas as respostas estão aqui no museu e quase tive que vir para cá, para resolver as questões. A pessoa vem conhecer as exposições e, quando chegar em casa, baixa o aplicativo para ver se, realmente, absorveu todo o conhecimento”, comentou Vianna.

Para instalar o aplicativo, é necessário entrar no “Play Store” e pesquisar Museu Paulo Setúbal Quis, ou acessar diretamente o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.museuhps.museupsquiz.

Livro infantil

Professora e coordenadora de educação infantil na rede municipal, Raquel Prestes é autora e ilustradora do livro “O Senhor CompraTudo”. A obra é de literatura infantil, voltada aos cuidados com o meio ambiente, e convida as pessoas a “refletirem sobre o consumo”.

A escritora, que assina outros quatro títulos publicados, afirma que, a partir do surgimento de uma ideia, até a publicação do livro, leva cerca de um ano e meio até três anos.

De acordo com Raquel, alguns procedimentos, como ilustração, aprovação, edição e calendário das editoras para o lançamento, são responsáveis pelo aumento do período. Raquel conta com a ajuda de outros professores para desenvolver os livros da “melhor maneira possível”.

Raquel exibe o livro “O Senhor CompraTudo”  (foto: Eduardo Domingues)

“Faço um trabalho que eu mesmo vou escrevendo e criticando, antes de mostrar para alguns colegas. De certa forma, eles me dão um retorno, e assim vou aprimorando as minhas obras”, descreveu a professora.

O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e o assessor especial do município, Luiz Antônio Voss Campos, estiveram presentes no evento representando a prefeita Maria José Vieira de Camargo.

Sinisgalli parabenizou a escritora e o criador do aplicativo, ressaltando a importância em trabalhar com equipamentos que favoreçam o atendimento a crianças e adolescentes. Segundo ele, é possível até uma parceria com a área de educação municipal.

“Acredito que os professores poderiam utilizar o aplicativo, inclusive, de uma forma didática. As escolas trariam os alunos para visitarem o museu e, depois, poderiam fazer uma dinâmica com o aplicativo”, observou o secretário.