Campanha Papai Noel dos Correios termina com adesão menor





A campanha Papai Noel dos Correios recebeu número menor de cartas neste ano, em relação ao Natal passado. Em 2014, foram enviadas 1.700 cartas de crianças; em 2015, os Correios receberam cerca de 750.

Os dados são do gerente da agência central, Eduardo Soares. O número de cartinhas para o Papai Noel adotadas caiu de 430 para cerca de 250 neste ano.

Os Correios realizaram uma pré-seleção das correspondências. Pedidos de alimentos e cartas digitadas no computador foram descartados. Os celulares foram os campeões de pedidos, assim como brinquedos.

“A gente não pode fazer entrega de produtos perecíveis, por isso as cartinhas com pedidos de alimentos não foram colocadas para a adoção”, informou Soares.

O gerente informou que, por orientação do Ministério Público, só foram disponibilizadas a mensagem da carta, sem o endereço da criança.

“É por segurança e também para evitar alguns tipos de constrangimentos. As pessoas que adotam, às vezes, pensam que as crianças são pobres, e nem sempre isso acontece. Tem crianças de todas as classes sociais”, explicou.

A escolha da correspondência adotada foi feita pelo próprio voluntário. A postagem do presente foi gratuita e aconteceu até o dia 12. “Foi bem democrático. A pessoa que adotou a cartinha pegou a que se encaixava mais no seu perfil de renda, no que poderia comprar”, comentou Soares.

O Centro de Distribuição dos Correios de Tatuí entregou os últimos presentes nesta semana. Participaram da campanha seis funcionários da agência central, que selecionaram as cartas, e cerca de 30 carteiros, que levaram os brinquedos para as crianças.

Além da campanha dos Correios, moradores de Tatuí se mobilizam todos os anos para presentear crianças. Um exemplo é a aposentada Circe Machado Bastos. Há 20 anos ela arrecada e distribui os brinquedos com a ajuda do marido, José Carlos Bastos.

No ano passado, Circe presenteou 2.500 crianças. Neste ano, por conta da crise, a aposentada viu o número cair, mas os colaboradores ainda estão comparecendo com as doações, que podem ser feitas até hoje, domingo, 20.

Quem quiser contribuir pode entrar em contato pelo telefone 3259-7214, ou entregar diretamente na residência da aposentada, que fica na viela Arthur Napoleão de Oliveira, 66, no bairro Santa Cruz.

O motoclube Os Tatus do Asfalto estima que 200 crianças sejam presenteadas neste Natal. Os brinquedos distribuídos são comprados pelos próprios integrantes do motoclube, com a receita da mensalidade paga pelos membros.

Além da distribuição natalina, o clube distribui presentes no Dia das Crianças e na Páscoa. Neste ano, as crianças do bairro Inocoop, o Conjunto Habitacional “Amaro Padilha”, recebem os presentes neste sábado, 19.