Agências estão fechadas há 22 dias na cidade, diz associação





A greve dos bancários completa 22 dias em Tatuí, hoje, quarta-feira, 28. O atendimento ao público de dez agências bancárias está suspenso. Estão fechados Banco do Brasil, Itaú, Santander, CEF (Caixa Econômica Federal) e Mercantil do Brasil.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, os representantes da categoria se reuniriam na tarde de ontem, terça-feira, 27, em São Paulo, com a delegação da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

A categoria espera que os bancos apresentem nova proposta aos funcionários. A última oferta feita pelos empregadores foi em reunião no dia. A Fenaban sugeriu reajuste de 7% nos salários e benefícios e o pagamento de R$ 3.300 de abono.

A categoria reivindica aumento de 14,75%, a valorização do piso salarial ao mínimo calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em junho (de R$ 3.940,24), PLR (participação nos lucros e resultados) equivalente a três salários mais R$ 8.317,90. Os funcionários exigem vale-alimentação, vale-refeição e auxílio-creche de R$ 880 cada.

A categoria pede melhores condições de trabalho, fim de metas consideradas “abusivas”, plano de carreira, cargos e salários para todos os bancários, auxílio-educação para graduação e pós-graduação.

Ainda, os funcionários pedem a permanência de dois vigilantes por andar nas agências e em pontos de serviços bancários, instalação de portas giratórias com detector de metais nas entradas das áreas de autoatendimento e biombos nos caixas.

Constam ainda, na pauta de reivindicações, itens como o fechamento remoto das agências e o fim da guarda das chaves das filiais por funcionários.

No último balanço divulgado pelo Comando Nacional dos Bancários, na segunda-feira, 26, estavam fechadas 13.420 agências e 33 centros administrativos em todo o país. O número representa 57% das filiais.

Como alternativa aos bancos fechados, os clientes podem utilizar terminais de autoatendimento, serviços via internet, via aplicativos de celular, correspondentes bancários e atendimento telefônico.