Meio Ambiente desenvolve 1ª edição de “Tour das Árvores”

Atividades envolveram, principalmente, crianças e adolescentes

Atividade na Matriz integrou programa local de Dia da Água


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu, no dia 22, a primeira edição do “Tour das Árvores”. Trata-se de um passeio realizado na Praça da Matriz, seguido de palestra, exposição de cartazes e entrega de mudas.

    A iniciativa faz parte do programa local em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento teve duas horas de duração, com participação do Dema (Departamento do Meio Ambiente) e do setor de educação ambiental da pasta municipal.

No período das 9h às 11h, perto de 300 pessoas participaram da programação. Elas puderam conhecer as principais características e a importância de todas as árvores da praça. Também receberam informações sobre o formato da semente das árvores e o período do ano em que florescem.

28    A palestra sobre a mata ciliar e arborização foi ministrada pelas funcionárias do setor de educação ambiental, Karina Sousa e Ana Carolina Eleutério. Para facilitar a visualização das questões, as servidoras utilizaram maquetes.

Também apresentaram uma árvore “de madeira”, exibindo fotos com legendas explicativas de recursos hídricos do município, como os rios Tatuí e Sorocaba. As imagens incluíram, ainda, as cataratas do Iguaçu e o rio Amazonas.

Alunos dos 5º anos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Eugênio Santos” tiveram cartazes expostos. Eles receberam certificados pela participação no “1º Concurso de Cartazes com o Tema Água”, criado pela secretaria.

Realizaram, ainda, um piquenique embaixo das figueiras centenárias da Praça da Matriz. Ao todo, 16 alunos participaram do passeio ambiental e informativo.

A secretaria também distribuiu 200 mudas para quem passou pelo espaço, sendo a maioria de árvores frutíferas e algumas para arborização de passeios públicos.

Por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, o diretor do Dema, José Maurício Del Fiol, afirmou que “o evento foi “uito bem aceito pela população”.