14ª edição do ‘Zé Leiteiro’ marcará despedida de jogos do campo do Az

XI de Agosto, atual campeão, está pré-confirmado para a disputa que se despede do ‘campo original’ (foto: divulgação)
Da redação

Uma edição para ficar na história. Esta é a expectativa da organização para os jogos de 2020 do “Campeonato José de Campos – Zé Leiteiro”. A tradicional competição começa no mês que vem, quando as equipes entram pela última vez no campo do Az de Ouro. Depois de 14 anos, a disputa terá novo endereço.

A mudança será realizada a partir de 2021, conforme antecipou Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu. É ele quem organiza a competição, juntamente com a equipe do DME (Departamento Municipal de Esportes), da prefeitura.

O torneio é realizado anualmente e sempre no mês de janeiro, com preparativos iniciados em setembro do ano anterior. Para 2020, dez equipes são esperadas. A rodada inaugural está programada para o segundo domingo de janeiro. O duelo será no dia 12, no período da manhã.

“Nós ainda não temos uma lista fechada. Vamos saber, mesmo, no dia 7 de janeiro”, contou Tatu. Conforme ele, a reunião técnica está programada para o período da noite, na sede do DME. O espaço fica na rua Santa Cruz, 1.210.

Os times convidados terão até a data do congresso para entregar as fichas de inscrições. Na reunião, além de completar a lista das equipes, a organização deverá proceder com sorteio para definição da tabela de jogos e rodadas.

“Convidamos todos os times que disputaram a Copa Rádio Notícias e, para o ano que vem, estendemos o convite para outros dois”, comentou Tatu.

As equipes são o Astória e o TG-68, que deverão competir contra a Associação Atlética XI de Agosto (com XI e Sexta Máster), o Clube de Campo (Associados e Clube), além do elenco de Quadra e da equipe do Jonão.

A disputa terá jogos até o final de março, quando as equipes voltam a se preparar para a Copa Rádio, que começa em abril. Os duelos serão os últimos da competição no espaço que havia sido cedido por José de Campos, desportista falecido, à organização para jogos voltados a “atletas maduros”.

“Não teremos mais o torneio no campo, porque o terreno está vendido para um loteamento. Os donos venderam e nos comunicaram da decisão”, contou Tatu.

De 2021 em diante, as partidas deverão acontecer no campo do Jardim Santa Rita de Cássia. Trata-se de estádio municipal, cedido pela prefeitura. “Já conversei com o pessoal do DME, que vai arrumar o campo”, comentou.

De acordo com Tatu, o espaço dispõe de toda a infraestrutura necessária para a competição. Ele será o segundo a receber a disputa, iniciada há 14 anos.

“Eu que comecei com a ideia junto a um grupo. Saí perguntando, um por um, para os representantes das equipes quem queria jogar uma competição”, disse.

A primeira edição teve como campeão o São Martinho, sendo voltada a atletas de 45 anos de idade ou mais. Na sequência, os jogos tiveram como foco atletas com 50 anos de idade, quando o XI de Agosto sagrou-se vencedor.

Como nos anos anteriores, os jogos serão realizados em rodadas simples ou duplas. O número de partidas vai depender da quantidade de equipes em combate.

“Em geral, fazemos rodadas simples, mas elas podem ser duplas se sentirmos que não dará tempo para entregarmos o calendário para a Copa Rádio”, contou.

Na 14a edição, as equipes campeã e vice receberão troféus, que levam o nome do patrono da competição. A organização também entregará medalhas para os jogadores das duas melhores equipes, além de distribuí-las para o artilheiro e o goleiro menos vazados. “Os prêmios”, avaliou o organizador.

A premiação é cedida pela prefeitura, assim como a arbitragem. “Tudo só acontece por apoio da prefeitura. Se não tivesse ajuda, nem haveria disputa”, concluiu.