Moradores reclamam sobre quedas frequentes de energia no municí­pio





Tatuí tem sofrido constantemente quedas bruscas de energia, tendo o centro como a região mais afetada. O problema tem sido informado por moradores que se manifestam por redes sociais e meios eletrônicos utilizados por O Progresso.

A assessora de imprensa Tatiana Martinelli Stettinger, da empresa Elektro, responsável pela distribuição de energia em Tatuí, afirmou que, nos últimos seis meses, “não há muitas reclamações” de moradores referentes às quedas bruscas de energia.

As reclamações constatadas no sistema originam-se, metade, por problemas da empresa transmissora de energia e a outra parte por interrupções momentâneas, com duração inferior a três minutos, para manobras do sistema.

“Essas manobras são utilizadas para reduzir quantidade de clientes afetados por um desligamento programado, ou seja, as unidades que sentiram esse pique foram poupadas de uma interrupção maior”, afirmou Tatiana.

É importante que a população entre em contato com a concessionária distribuidora toda vez que faltar energia para receber as orientações do que deve ser feito.

Em caso de problemas com queimas de aparelho por motivo das quedas, o cliente deve entrar em contato com a Elektro para que o caso seja analisado e definido se haverá ressarcimento.

O coordenador do Procon – Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor –de Tatuí, Adilson Diniz Vaz, afirmou que, neste ano, ainda não foi registrada nenhuma reclamação por queda de energia.

Porém, se o cliente tiver algum dano material e não obtiver resposta da concessionária, deve dirigir-se, munido de documentos, ao Procon, para receber orientações e tentar solucionar o problema.

O cliente tem até 90 dias depois do ocorrido para procurar a empresa e o Procon. Segundo Diniz, além dos danos materiais que o cliente sofre, pode “reclamar referente à sua fatura, por não ter o serviço, conseguindo desconto”.

Com isso, será aberto processo interno para verificar o caso e comprovar que a pessoa está pagando por algo que não utilizou.

Temperatura elevada

Segundo dados da Elektro, as altas temperaturas registradas no mês de janeiro elevaram o consumo de energia em 8,3% nas 228 cidades atendidas pela concessionária, em comparação ao mesmo período de 2013. Esse aumento é um fator que pode, também, desencadear as quedas.

O especialista comercial da Elektro, Eduardo Zornoff, salientou que, com o calor excessivo, o consumo de energia também aumenta, citando, por exemplo, o ar-condicionado.

Nesta época, é comum as pessoas adquirirem o aparelho e efetuarem a instalação sem declarar carga à empresa, o que pode resultar falta de energia.

Toda vez que uma residência aumenta o consumo de energia, é necessário avisar a companhia elétrica, por meio da internet ou telefone (0800-70102), para evitar problemas com a distribuição. Após a solicitação de ligação nova ou aumento de carga, a empresa vai analisar e, assim, liberar ou não o pedido.