Ministério certifica “P. Setúbal” como órgão colaborador

883
Museu de Tatuí é reconhecido pelo Ministério da Cultura como ativo da política nacional (foto: AI Prefeitura)

O Ministério da Cultura reconheceu o MPHS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) como instituição museal. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura. De acordo com o setor, a declaração aconteceu por meio do IBM (Instituto Brasileiro de Museus) a partir de código identificador.

A instituição museal recebeu o número 1.61.27.3312, com base nos critérios estabelecidos no artigo primeiro do Estatuto dos Museus e por tê-los atendido. A regulação é decorrente da lei 11.904, de 14 de janeiro de 2009.

O documento, com validade até 22 de agosto de 2022, certifica que o “Paulo Setúbal” é uma instituição que contribui para o desenvolvimento e monitoramento da Política Nacional de Museus. A certificação foi oficializada no dia 22 de fevereiro e pode ser conferida no endereço: https://goo.gl/YLVFNW.

A certificação é uma ação possibilitada a partir do CNM (Cadastro Nacional de Museus). O processo completou dez anos em operação e constitui-se como “uma fonte ampla de informações atualizadas sobre os museus do país”.

Ele tem por objetivo produzir conhecimentos e informações sistematizadas sobre o campo museológico em toda a sua diversidade. No período de uma década, foram mapeados mais de 3.500 museus em todo o território nacional.