Da reportagem
A maternidade “Maria Odete Azevedo”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, inaugurou na tarde de quarta-feira, 8 (Dia Internacional da Mulher), uma nova sala de observação obstétrica.
De acordo com a interventora da Santa Casa, a médica ginecologista e obstetra Maria Laura Lavorato Matias, o novo espaço visa “garantir um atendimento mais humanizado, seguro e aconchegante para as gestantes de Tatuí e região”.
O espaço conta com três leitos adequados para as gestantes, poltrona para aplicação de medicação rápida, aparelhos para monitoração fetal e ar-condicionado.
“Antes, a gestante que chegava até a maternidade em trabalho de parto, ou em pródromos de trabalho de parto, ficava em observação sentada em um cadeirão, em um pequeno corredor. Agora, temos esse espaço mais amplo e próximo ao atendimento médico para acolher as mulheres grávidas”, apontou Maria Laura.
Conforme a interventora, o novo espaço foi montado com equipamentos e materiais já existentes na maternidade, sem a necessidade de nenhum investimento extra.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior afirmou que a sala fora inteiramente pensada para atender as mulheres no momento da gestação, “para que ela possa se sentir segura e acolhida em um espaço adequado ao atendimento”.
“No Dia Internacional da Mulher, este é um presente para a população. A prefeitura e a maternidade da Santa Casa estão empenhadas em oferecer a humanização do atendimento, com qualidade e segurança para as mulheres que estão prestes a dar à luz”, disse o prefeito.
Além doe Cardoso Júnior estiveram na cerimônia de inauguração: a primeira-dama e presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, o vice-presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu, vereadores, secretários municipais e funcionários da Santa Casa.