Livro sobre os 65 anos de história do Lions Clube de Tatuí tem lançamento

373
Convidados acompanham manifestação do vice-prefeito Luiz Paulo (foto: Eduardo Domingues)
Da reportagem

Na noite de sexta-feira, 27 de novembro, aconteceu o lançamento do livro “Lions Clube de Tatuí 65 Anos – Nós Servimos”, de autoria do presidente da entidade e historiador Christian Pereira de Camargo.

A cerimônia aconteceu na agência do Sicredi Tatuí, à rua Juvenal de Campos, 676, em uma noite de autógrafos para convidados e com um estande de venda aberto ao público, em sistema “drive-thru”.

Entre as autoridades leonísticas, estiveram: a governadora do Distrito LC-2, Cida Millen, e o esposo Tirson Antunes de Miranda; o presidente da Divisão A1, Marcos Antonio de Almeida, e a esposa Marisa B. Campos de Almeida, secretária do Distrito LC-2; o presidente do Distrito LEO LC-2, Victor Antonio de Almeida; e o presidente do LEO Clube de Tatuí, João Pedro Assunção.

Ainda participaram da cerimônia o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Marcos de Abreu, secretários municipais e representantes dos dois clubes de Rotarys de Tatuí, da maçonaria, da imprensa, do Sicredi, da Coop (Cooperativa de Consumo) e da ACE (Associação Comercial e Empresarial), além de ex-presidentes, atuais e ex-membros do clube, LEOs e familiares de Camargo.

Para o lançamento, o autor e o clube de serviços tatuiano tiveram apoio cultural da agência Sicredi de Tatuí. A arrecadação da venda será destinada às obras humanitárias desenvolvidas pelo LCIF (Lions Clubs International Foundation – Fundação de Lions Clubes Internacional, na tradução livre).

Os recursos da fundação vêm de parte das mensalidades pagas pelos integrantes dos clubes de serviços de todo o mundo e são revertidos em apoio financeiro em situações de catástrofes ou aporte a projetos sociais apresentados pelos clubes.

Presidente e autor do livro, Camargo recebeu premiação de Cida Millen, governadora do Distrito LC-2 (foto: Eduardo Domingues)

O livro conta a história do clube de serviços desde a fundação, em setembro de 1955, até a atualidade, além de apresentar biografias de personalidades tatuianas, relembrar momentos, a ligação do clube com a comunidade e situar o leitor à época.

Foram dois anos de pesquisa para a elaboração da obra, nos quais Camargo usou um compilado do acervo do clube, arquivos pessoais, declarações dos “companheiros” e pesquisas em edições impressas de jornais tatuianos, como O Progresso, Integração e Folha de Tatuí (já extinto).

Entre os arquivos, estão os dos ex-presidentes Duílio Sancinétti e Francisco de Camargo Barros, respectivamente, gestores nos anos leonísticos de comemoração do jubileu de ouro (50 anos) e de prata (25 anos) do clube. Camargo ainda destaca a colaboração da “domadora” Rosa Holtz, filha do José Carlos Holtz, fundador do clube em 1955.

O autor lembra que o movimento de Lions no Brasil nasceu em 1952 e que o Lions Clube de Tatuí surgiu com os primeiros, sendo o 48º fundado no país e o quinto no estado de São Paulo. Atualmente, Tatuí tem o terceiro maior clube leonístico brasileiro, com 115 associados.

Camargo ainda classifica a obra como uma “contribuição para a valorização dos colaboradores e responsáveis pela fundação e desenvolvimento do município e do LC de Tatuí, revelando novos personagens da história tatuiana”.

Durante a solenidade, autoridades civis e leonísticas, além do autor do livro, falaram a respeito da importância do registro histórico do trabalho do Lions Clube ao longo de mais de seis décadas no município.

Saladino Simões de Almeida Filho, Neusa Dantas Ferreira da Silva e Hélio Loretti foram convidados a lerem trechos da obra.

Abreu afirmou ser um dia histórico e parabenizou o Lions “por tudo o que fez e faz pelo município”. O presidente do Legislativo já foi interventor da Santa Casa de Misericórdia e diz ter presenciado os “companheiros” sempre dispostos a ajudar o hospital tatuiano.

O vice-prefeito declarou que o clube de serviços, além de ser um encontro entre amigos, ainda presta serviços à comunidade, ajudando-a a melhorar.

Luiz Paulo destacou ação que o Lions Clube realizara no mesmo dia, patrocinando a vinda do ônibus do BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) ao município (reportagem nesta edição).

Ainda disse que a prefeitura depende muito das atividades realizadas pelo clube. “Enquanto estou na prefeitura, quantas vezes já encontrei os companheiros do Lions sempre querendo ajudar e fazendo algo em prol à sociedade. Espero que ainda venham muitos anos de muito trabalho e alegrias”, disse Luiz Paulo.

Cida outorgou a Camargo o “Prêmio Chevron”, em reconhecimento aos dez anos de serviços prestados por ele ao clube e à comunidade. “Doar seu tempo, seu sorriso, amor, carinho, disposição e horário para alegrar o outro, para fazer feliz e ser útil”, afirmou.

“Parabéns, companheiro Camargo, pela sua disposição e doação dedicados a esse maravilhoso livro, a uma história que perdura há 65 anos”, complementou a governadora do Distrito LC-2.

Livro reúne histórias dos 65 anos de fundação do clube de serviços

A O Progresso, Murilo Foresto Foltran, gerente financeiro do Sicredi Tatuí, garantiu que a parceria entre a agência e o clube de serviços foi benéfica para ambos os lados.

“A parceria com o Lions permitiu que fosse estreitado o relacionamento entre as duas entidades que ajudam a comunidade onde estão inseridas”, afirmou.

Alzira Farah Loretti destacou que o clube de serviços possuía diversos documentos espalhados, porém, o livro é o primeiro que reúne todas as histórias. “É um momento muito importante”, reforçou.

Camargo argumentou que o Lions Clube trabalha pela comunidade e, portanto, “as atividades desenvolvidas precisavam ficar registradas para outras gerações e novos companheiros”.

“Tenho 51 anos e, da minha geração para trás, aprendemos muito sobre Paulo Setúbal, Chico Pereira, Chiquinha Rodrigues”, expôs.  “Houve um hiato na história. Temos de começar um novo ciclo. Existem personagens e histórias para serem contados”, completou.

O autor do livro se disse privilegiado em poder escrever a história do clube. Camargo agradeceu a parceria com o Sicredi e mostrou-se grato por todos os presentes no evento. “Fico muito feliz em poder reunir esse público seleto e reverter isso em benefício da sociedade”, comentou.

Os exemplares ainda podem ser reservados e adquiridos por R$ 50 cada, por meio dos perfis do Lions Clube nas redes sociais ou pelo telefone (15) 99128-8380, com Luís Fernando Oliveira.