Show de luzes inaugura o ‘Natal Encantado’ na Praça da Santa

799
Programação de Natal do município se estende até dia 23 (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu na noite de sábado, 28 de novembro, a cerimônia de abertura do “Natal Encantado 2020”, na praça Martinho Guedes, a Praça da Santa.

Acompanhada por centenas de pessoas, a solenidade contou com o acendimento do “Pinheirão de Natal”, o início da “Casa do Papai Noel” e a estreia da nova atração natalina do município: o “Pinheiro Musical – A Magia das Luzes”.

Marcaram presença autoridades locais, como: o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, representando a prefeita Maria José Vieira de Camargo; a presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Sônia Maria Ribeiro da Silva; e o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo.

Ainda participaram o titular da pasta do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, o presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) Tatuí, Eric Proost, presidentes de conselhos municipais, secretários e diretores municipais, além de representantes de patrocinadores.

Considerado o maior cartão postal de Tatuí no período natalino, o tradicional “Pinheirão” (com 25 metros de altura) possui, neste ano, um suporte maior da estrela, com mais oito metros de altura. Ainda, um para-raios foi instalado para maior segurança, além de cerca de 40 cordões com mais de 1.300 lâmpadas.

Publicidade

Revitalizada no ano passado, a Praça da Santa está toda decorada e iluminada e, em 2020, conta com uma atração inédita: o “Pinheiro Musical – A Magia das Luzes”, que segue para visitação até 23 de dezembro, uma segunda-feira, às 21h. Já o acendimento tradicional do Pinheirão ocorre diariamente, às 19h.

A Casa do Papai Noel, em decorrência da pandemia, acontece de maneira diferente neste ano. Ela continua no Centro Cultural, que apresenta a fachada toda decorada com iluminação natalina, produzida pela artista plástica Soraia Rossi. No entanto, as crianças não podem entrar no espaço para abraçar o Papai Noel.

A interação, à distância, com o “Bom Velhinho” acontece todas as noites, até a antevéspera do Natal, sempre a partir das 21h – na sequência do “Pinheiro Musical”. Pela janela do prédio, o Papai Noel, acompanhado da Mamãe Noel e duendes, acena e leva a “magia natalina” às crianças.

Emocionado com a presença do pai e da filha dele na solenidade, Sinisgalli destacou a tradição do município de celebrar o Natal na Praça da Santa. “Acho que todos têm uma história do Natal. Quem não passou o Natal com seu presente aqui quando era criança?”, disse.

Sinisgalli destacou os atrativos da programação de Natal da cidade, reforçando a impossibilidade de a Casa do Papai Noel poder receber público. “O espaço no anfiteatro do Centro Cultural recebia de 2.000 a 3.000 pessoas por noite. Imaginem quantas pessoas passavam por lá em cerca de 20 dias”, apontou.

“Infelizmente, para não haver aglomeração em um ambiente fechado, preferimos decorar somente a fachada, onde o Papai Noel fica presente diariamente, por volta das 21h”, completou.

O secretário municipal relembrou a reinauguração da Praça da Santa, no dia 18 de dezembro do ano passado, realizada em simultâneo ao acendimento do Pinheirão. Segundo ele, neste ano, o acendimento foi adiantado com o intuito de aquecer o comércio e todo o “trade” turístico do município.

“Tatuí tem um potencial na área do turismo e um comércio forte. Não conseguimos realizar muitos eventos durante o ano, por conta da pandemia, e não poderíamos deixar de promover o Natal, muito importante religiosamente e comercialmente”, sustentou.

A O Progresso, Sinisgalli comentou acreditar que “Tatuí é uma das poucas cidades com um atrativo turístico e uma extensa programação de Natal”.

“Queríamos dar esse presente tanto para os munícipes como aos turistas que virão visitar Tatuí. Desta forma, acho que ainda conseguiremos movimentar o comércio local, que foi muito atingido pela pandemia”, afirmou o titular da pasta.

Devido à Covid-19, em nota, a prefeitura informou que todas as atividades são realizadas ao ar livre, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção.

“É uma retomada consciente. Não queremos aglomerações, vamos sempre pedir para as pessoas permanecerem utilizando as máscaras de proteção, mantendo distanciamento, e disponibilizaremos álcool em gel nas praças, nos horários dos eventos”, salientou Sinisgalli.

Pinheirão de Natal, Pinheiro Musical e Casa do Papai, permanecem disponíveis à população até a antevéspera do Natal (foto: AI Prefeitura)

Ele ainda agradeceu a prefeitura, funcionários públicos, a ACE e todos os patrocinadores que contribuíram para que a secretaria pudesse realizar o evento. “Os patrocinadores nos ajudam com apoio cultural, possibilitando embelezar ainda mais e produzir o Natal Encantado”, declarou o secretário.

O presidente da ACE Tatuí disse que, apesar dos problemas causados pela Covid-19, espera que “o Natal transforme as pessoas com o amor de Jesus Cristo”.

“Que, a partir de hoje (sábado, 28 de novembro) até dia 25 de dezembro, possamos sentir a presença d’Ele em nossas vidas, trazendo uma felicidade anormal para nós”, declarou.

Proost convidou os presentes A participarem da campanha de Natal da associação. Desde esta segunda-feira, 30 de novembro, até 23 de dezembro, uma quarta-feira, no perfil da ACE no Facebook, são sorteados cupons de R$ 100 para serem utilizados em lojas da cidade.

Já o vice-prefeito Luiz Paulo afirmou que a cerimônia tornava o dia muito especial, “pois em um ano atípico e difícil, o nascimento de Cristo serve para renovar as esperanças e crenças”. Acompanhado dos dois filhos, o vice-prefeito disse querer transmitir a eles a tradição do Natal tatuiano na Praça da Santa, para que siga por muitos anos.

Ele agradeceu Sinisgalli e o secretário municipal das Obras e Infraestrutura, Marco Luís Rezende, pelo espaço público “lindo e todo iluminado”. Luiz Paulo aproveitou para reforçar a destinação do valor investido na Praça da Santa, de R$ 1.192.649,52.

“Foi um trabalho muito grande da prefeita Maria José ao buscar essa verba do MIT (Município de Interesse Turístico), por meio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), que poderia ser aplicada somente em turismo, e o local escolhido foi a Praça da Santa”, frisou.

Representando a chefe do Executivo, Luiz Paulo desejou antecipadamente um feliz Natal e um próspero ano novo a todos os tatuianos. “Renovamos a esperança e a fé. Ainda estamos passando por uma pandemia, mas, logo, todos estaremos juntos em um 2021 maravilhoso”, concluiu.

Programação

Além da Praça da Santa, a Praça da Matriz recebe enfeites de Natal, com decoração de lâmpadas de LED nas árvores e na fonte. O espaço público receberá, de 9 a 23 de dezembro, as tradicionais cantatas natalinas do “Natal Musical” e a “Feira de Artesanato Capital da Música – Especial de Natal” – esta que se encerrará no dia 24 de dezembro, às 15h.

Conforme a prefeitura, “o Natal Musical trará ao público canções de celebração e esperança, com apresentações de diversos agrupamentos, coros, músicos e cantores de Tatuí e região”. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 9, uma quarta-feira, às 20h, com o Trio Bravo Electro.

No dia seguinte, 10, no mesmo horário, a apresentação será da Banda Marcatto, com o especial “Emoções de Natal”, produzido por Gabriel Vanin, por meio da Lei Aldir Blanc.

Nessa data, a atração será transmitida pelo perfil da secretaria municipal no Facebook.

Na sexta-feira, 11 de dezembro, a apresentação será às 20h, com o especial “Natal com Seresta”, do grupo “Seresteiros com Ternura”, produzido por Fernando Oliveira, por meio da Lei Aldir Blanc. A secretaria municipal também transmitirá a apresentação pelo Facebook.

Na semana seguinte, segunda-feira, 14, às 20h, o Coral da Primeira Igreja Batista de Tatuí fará apresentação. Dois dias depois, 16, também às 20h, quem se apresenta é a Trupe Garagem e Cia., com o espetáculo teatral especial de Natal “Sacra Folia”.

Na quinta-feira, 17, às 20h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e com produção de Jorge Rizek, haverá a tradicional “Cantata de Natal”, com a Camerata Les Ensembles – os ingressos são limitados.

Na sexta-feira, 18, às 20h, a Praça da Matriz receberá a apresentação do Coral Jovem de Tatuí, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A programação será encerrada com as apresentações de: “Metais do Roque”, na segunda-feira, 21, às 20h; grupo “Combo do B”, com o regente Ricardo Ghiraldi, no dia seguinte, no mesmo horário; e grupo “Seresteiros com Ternura”, coordenado por Maria Inês Camargo, além do sorteio de prêmios da Campanha Natal Premiado, da ACE (Associação Comercial de Tatuí), na quarta-feira, 23, às 20h.

Aos sábados de dezembro, sempre às 11h, no coreto da Praça da Matriz, acontecem as apresentações do “Projeto Música na Praça Especial de Natal”: no dia 5, com o grupo “Os Boêmios”; no dia 12, a atração ainda será confirmada; e no dia 19, com o grupo “Os Seresteiros Alados de Tatuí”.

A cidade ainda receberá a Caravana de Coca-Cola. Porém, para evitar eventuais aglomerações de pessoas, os organizadores não divulgarão a data, o horário e o trajeto a ser percorrido.

“Eles não querem gerar aglomerações. Por conta disso, nós (secretaria municipal) ficaremos sabendo na véspera, para nos prepararmos para receber a caravana, com apoio da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Mobilidade Urbana”, finalizou Sinisgalli.

Publicidade

Comments are closed.