Liga de tênis anuncia calendário do 1º semestre desta temporada 2021

Academia Smash será palco do torneio inaugural da temporada 2021 (foto: André Moraes)
Da redação

O calendário de competições do primeiro semestre de 2021 foi anunciado pela LRT (Liga Regional de Tênis). Os organizadores preveem a realização de quatro etapas até junho e já estão recebendo inscrições ao torneio inaugural.

As partidas da modalidade esportiva, até o momento,estão previstas para acontecer em Sorocaba, Conchas e São Roque. Sorocaba deverá ser palco da primeira e da quarta etapas da temporada 2021.

De acordo com a programação, a primeira etapa, denominada “Smash Open”, acontecerá na Academia Smash, em Sorocaba. As primeiras partidas do torneio estão previstas para serem disputadas entre o último sábado de fevereiro, 27, até 21 de março. As inscrições são recebidas até o dia 20, um sábado.

Na véspera da decisão do torneio inaugural, a liga começará a receber as matrículas para a etapa seguinte. A segunda etapa ocorrerá no CRB (Centro Recreativo e Beneficente) de Conchas. Os tenistas competirão no período que vai de 27 de março a 18 de abril.

Simultaneamente aos confrontos em Conchas, a LRT passará a receber as inscrições para a terceira etapa da temporada, a partir do dia 10 de abril. A terceira disputa do calendário de 2021 será promovida entre os dias 17 de abril e 16 de maio, no Academia Vó Bia, em São Roque.

A partir do dia 15 de maio, os tenistas poderão se inscrever para a disputa da quarta etapa. As partidas deverão começar sete dias depois, estendendo-se até 20 de junho. A competição será sediada na Academia Top Tênis, pertencente ao Esporte Clube São Bento, em Sorocaba.

“É a primeira vez que uma etapa será disputada no local”, destaca Ary Neto, integrante da LRT.

Neste momento, Tatuí, assim como Boituva, Itapetininga e Porto Feliz,não tem nenhuma etapa prevista para sediar no primeiro semestre.

No ano passado, o município receberia a quarto torneio da temporada, no Complexo Esportivo “Doutor Ubirajara Loretti”, entre os dias 2 e 31 de maio, porém, as disputas foram canceladas, devido à pandemia.

As atualizações e eventuais alterações de fase do Plano São Paulo, por parte do governo estadual, poderão alterar as datas de disputas. Caso a região de Sorocaba volte a regredir à fase vermelha, as partidas de tênis serão adiadas ou canceladas.

Para participar de qualquer uma das competições, os atletas precisam preencher formulário disponível pela internet, no site da LRT, e pagar taxa de inscrição. Os tenistas podem competir em até duas categorias distintas. Na primeira etapa, as taxas são de R$ 70, para uma categoria, e R$ 110, para duas.

Em 2021, a LRT permite disputas em 15 categorias.As etapas são segmentadas de acordo com as faixas etárias dos atletas: até 12 anos, 14 anos, 35 anos, 50 anos “A” e “B”, 60 anos, iniciante, principiante, intermediário A e B, geral e especial. Ainda há as categorias femininas: iniciante, intermediária e geral.

Temporada 2020

Apesar da série de dificuldades impostas pela pandemia, a temporada 2020 da LRTconseguiu reunir 360 tenistas. Durante o ano passado, a Covid-19 provocou o cancelamento de cinco das 11 etapas previstas, paralisando o segundo torneio, em Conchas, no dia 17 de março, retomadas somente em 22 de agosto.

Para o reinício das disputas, os tenistas tiveram de seguir protocolo de segurança elaborado pela organização. Os atletas tinham permissão para entrar nas dependências dos clubes somente cinco minutos antes da partida que fossem disputar e sem acompanhantes, com exceção dos tenistas menores de 18 anos.

A LRT determinou a obrigatoriedade do uso de álcool em gel e máscaras de proteção, podendo ser tirada somente quando o atleta estivesse dentro da quadra, no momento do jogo. Durante o intervalo entre as partidas, os bancos e as bolas eram higienizados.

Cada tenista tinha de levar ou adquirir uma garrafa com água para uso individual, pois todos os bebedouros dos clubes estavam desativados. Ao término da partida, os atletas não tinham autorização para permanecerem nas dependências dos clubes.

Entre as centenas de competidores, 17 tenistas tatuianos representaram o município em pelo menos uma etapa: Alberto Moreira, Alexandre Andrade, Ary Neto, Carol Reginato, Cauã Silva, Célio Siqueira, Herbert Marques, José Lino, José Monteiro, Luciano Bueno, Matheus Pereyra, Renato Orsi, Rodrigo Bueno, Thiago Naramoto, Toninho Silva e Valmir Rodrigues.

Andrade, Marques e Orsi foram os únicos que conseguiram trazer para Tatuí troféus de campeões. Inclusive, Andrade conseguiu a pontuação necessária para levar o título geral da categoria 14 anos. Na mesma categoria, Orsi concluiu a temporada na terceira posição.

Entre os melhores classificados do ano, ainda apareceram os tatuianos: Pereyra, segundo colocado, e Neto, terceiro, na intermediária B; Marques, na quarta colocação da geral; e Luciano, quarto melhor da especial.