Guia “Cidade Ternura” é perfeito na divulgação de riquezas, diz prefeito

Cardoso Jr. sustenta que publicação e eventos estimulam pertencimento

Cardoso Júnior recebe exemplares do guia Turístico e Gastronômico de Tatuí (foto: Fábio Morgado Rotta)
Da reportagem

Na tarde de quarta-feira, 7, o novo Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, produzido em parceria pelo jornal O Progresso, foi apresentado pela gerente administrativa Lívia Amara Rodrigues de Oliveira ao prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, na prefeitura.

Cardoso Júnior elogiou a iniciativa do jornal em investir em um guia que agrega todas as opções gastronômicas, culturais e de lazer da cidade. Para ele, a publicação ajuda tanto os turistas quanto os tatuianos a conhecerem melhor a cidade e aproveitarem-na ao máximo.

“O guia é fantástico. Ele veio com uma diagramação muito bonita e fotos que valorizam os pontos turísticos. O material chamará bastante a atenção dos turistas”, avaliou o prefeito. As fotos foram clicadas por Giorge de Santi e Pablo Ruiz – este, a partir da assessoria de comunicação da prefeitura.

Para Cardoso Júnior, tanto o guia como os tradicionais eventos que foram retomados na pós-pandemia reforçam o desafio de gerar no munícipe a sensação de “pertencimento”.

“Temos que cuidar de nossa cidade. Com o material do guia, tão bem-feito e contendo uma riqueza de informações sobre ela, cabe a nós replicarmos tudo o que Tatuí tem de bom”, pontuou o prefeito.

Segundo Cardoso Júnior, com o crescimento do município, mais pessoas estão vindo para cá, tanto com o intuito de morar quanto de passear.

“Como a nossa cidade é bonita, agradável e proporciona uma ótima qualidade de vida, o guia contribui diretamente para que possamos chamar a atenção do visitante ou turista sobre a diversidade de atrativos que Tatuí proporciona. É uma ferramenta indispensável para disseminarmos essas informações”, salientou.

O historiador e chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo, também esteve na entrega dos guias e enfatizou a pertinência do conteúdo da publicação.

“O guia relembra um pouco da história antiga e também o período recente, que contempla a questão dos doces e dos novos atrativos que surgiram no decorrer dos últimos anos”, frisou.

Para ele, tornar públicas informações turísticas, históricas passadas e contemporâneas “consolida a busca do município pela construção de sua identidade, vocacionada para o trabalho, o desenvolvimento e o turismo”. “Tatuí sempre foi uma cidade que teve essas tendências. Ela merece um guia bem-feito como este”, completou Camargo.

A quinta edição do guia tem seis capítulos, divididos em agenda cultural, patrimônios tatuianos, pontos turísticos, classificados, informações úteis e selo de qualidade. Todas as informações foram atualizadas.

O primeiro lote já foi entregue à Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. O relançamento do material aconteceu na quinta-feira, 7, junto à 8ª Feira do Doce, na Praça da Matriz.

Na publicação, o leitor também conhece cinco novos atrativos, entre os quais, a Rota Turística e de Peregrinação Religiosa “Caminhada da Fé”, que teve a primeira edição promovida em outubro de 2021, cujo percurso inicia-se em frente à Basílica e Santuário Nossa Senhora da Conceição e termina no bairro Santuário Nossa Senhora de Fátima, na zona rural.

Outra novidade é a Rota Cervejeira, da qual Tatuí faz parte, através da Cervejaria Comendador, junto com Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto. A rota é composta por 23 pontos de visitação e possui diversas cervejarias.

O Portal da Cidade é mais um novo ponto de visitação. Inaugurado em 2018 junto à revitalização da principal via de acesso ao centro de Tatuí, a avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, é o primeiro marco a receber os turistas que chegam ao município a partir da SP-127.

O Mural em Mosaico Capital da Música, por sua vez, foi idealizado pela artista plástica Soraya Rossi Camargo e executado junto a professores de artes da rede municipal de ensino. Mais uma novidade, ele fica na avenida Professora Maria Aparecida Santi.

Finalmente, o Paço Municipal “Maria José Gonzaga” também figura a publicação como um atrativo local, particularmente por estar servindo a práticas de lazer e esportivas aos finais de semana, quando tem seus estacionamentos ocupados pela população.

O guia “Tatuí Cidade Ternura” foi editado pela primeira vez em 2016 e, desde então, vem trazendo novidades a cada edição, sempre valorizando as tradições artísticas e culturais da cidade.

A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Tatuí também costuma empregar o material em ações promovidas pelo projeto Raízes do Interior Paulista, um arranjo entre municípios da região.

O jornal O Progresso de Tatuí ainda levará gratuitamente o guia a todos os seus assinantes, junto à edição especial de aniversário da cidade, no dia 11 de agosto.