Grande público comparece à Feira do Doce

Número de visitantes nos primeiros dias da oitava edição surpreende organizadores

Mais de 16 mil visitantes passam pela feira no primeiro dia (foto: Fábio Morgado Rotta)
Da reportagem

Depois de dois anos de interrupção por conta da pandemia de Covid-19, a Feira do Doce de Tatuí abriu a oitava edição na quinta-feira, 7, e segue até este domingo, 10, na Praça da Matriz, com programação musical e 60 expositores. O evento é considerado o maior do gênero no interior do estado de São Paulo.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, até o início da noite de quinta-feira, mais de 16 mil visitantes haviam passado pela praça.

“A quantidade de pessoas no primeiro dia superou nossas expectativas. Até às 15h, por exemplo, já tinham passado mais de 10 mil pessoas”, comemorava o secretário da pasta, Cassiano Sinisgalli.

Segundo ele, “todos os detalhes foram pensados e debatidos com as secretarias para que o evento fosse elaborado de uma forma com que as pessoas passassem por ele e levassem uma boa recordação”.

“A decoração foi muito bem-feita. As pessoas têm elogiado os detalhes”, destacou. Outro fato que chamou a atenção do secretário foi o número maior de turistas passeando pela cidade em um dia útil da semana. “A equipe da secretaria está fazendo a pesquisa de demanda com eles, tirando dúvidas e destacando os pontos turísticos”, salientou.

O Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, inclusive, já estava sendo utilizado pelos turismólogos no estande da secretaria.

“Serve de referência para apresentar tudo o que visitante precisa saber”, disse o secretário. Para ele, a versão impressa é importante, pois auxilia os turistas a conhecerem além dos pontos mais tradicionais da cidade. “E ainda estimula a economia, ao divulgar a lista de restaurantes, bares e hotéis de forma gratuita”, avaliou.

O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior também se surpreendeu com o número expressivo de visitantes no primeiro dia e já pensa na edição do próximo ano da feira.

“A capacidade máxima da Praça da Matriz está no limite. Vamos iniciar estudos para viabilizar que a feira seja realizada em um espaço mais amplo nas futuras edições”, antecipou. Segundo ele, até o momento, contudo, não há nada definido.

Para o prefeito, o sucesso da Feira do Doce demonstra que a população tem valorizado as riquezas locais e visto o evento como uma oportunidade de mostrar aos demais aquilo que Tatuí tem de melhor. “É o desafio de gerar, no morador da nossa cidade, a sensação de pertencimento”, observou.

De acordo com Cardoso Júnior, a expectativa é de que a Feira do Doce gere lucro em toda a cadeia produtiva do município. “Colheremos bons frutos e mudaremos a cidade de patamar daqui para a frente”, concluiu o prefeito.

O professor de matemática Antonio Pontes e a esposa dele, Joelma, de Bauru (SP), aproveitaram o recesso escolar para visitarem familiares que residem em Tatuí.

“Meu cunhado disse que haveria uma grande feira de doces aqui e que o maestro João Carlos Martins faria uma apresentação com a orquestra da cidade. Decidimos vir para conferir”, contou Pontes.

Segundo o casal, a viagem para a Terra dos Doces Caseiros estava prevista para a terceira semana de julho. Em razão da feira, eles anteciparam a vinda.

“Tatuí é uma cidade agradável, acolhedora. Ficamos felizes em vir ao evento. Levaremos alguns doces de presente para nossos filhos e amigos que vivem em Bauru”, comentou Joelma.

O analista de sistemas Adalto Pereira, da cidade de São Paulo, veio visitar um casal de amigos. “Estava trabalhando em Sorocaba e me falaram sobre a feira. Vim conferir com eles. Os doces são maravilhosos. Não fazia ideia de que a cidade era conhecida por isso. Gostei da estrutura e dos musicais”, ressaltou.

Pereira pretende, em breve, mudar-se para Sorocaba com a esposa e a filha e quer passear em Tatuí e região aos finais de semana. “A ideia de música na praça é bem interessante. O espírito interiorano nos fará bem”, acrescentou.

A aposentada Elza de Miranda, moradora da zona rural do município, levou os netos para conhecerem a feira e elogiou a variedade de doces à venda nos estandes. “Os doceiros estão de parabéns pelos produtos, que estão frescos e saborosos. Fica difícil escolher. Dá vontade de levar todos”, comentou.

A quituteira Ariete Poles, da doceria Receitas do Sítio, ficou surpreendida com a quantidade de pessoas que passaram pela Praça da Matriz no primeiro dia. “Não imaginava esse número grande. Fico feliz, pois isso mostra o quanto a feira é valorizada por Tatuí e região”, afirmou.

Segundo Ariete, os doces que mais havia vendido até quinta-feira eram os ABCs e o arroz-doce. “Prevejo um aumento de 30% nas vendas em relação à última edição da feira”, completou.

Para Luiz Ramos, da cachaçaria Ramos, o faturamento no começo da feira mostra que a oitava edição tende a ser “o maior sucesso”. “É gratificante ver tanta gente por aqui neste início de feira. E o melhor: consumindo nossos produtos, feitos com todo o carinho”, celebrou.

Ramos declarou ter conversado bastante com os visitantes que passam pelo estande dele e sentido que eles estavam satisfeitos com a organização do evento.

Segurança

Prefeito Cardoso Júnior confere monitoramento em base móvel (foto: Fábio Morgado Rotta)

A convite do prefeito Cardoso Júnior, a reportagem de O Progresso de Tatuí esteve na base móvel da Guarda Civil Municipal (GCM) para acompanhar a segurança realizada no entorno da Feira do Doce.

O serviço de monitoramento, em tempo real, tem o propósito de coibir furtos, roubos e outras eventuais situações, sendo realizado por meio do Departamento Municipal de Mobilidade Urbana (DMMU), com apoio de empresas privadas.

Ao todo, são nove câmeras em funcionamento, duas delas com monitoramento em 360 graus, duas para contagem de público e quatro de controle de acesso.

Segundo o DMMU, será mantido, para sábado e domingo, o mesmo número de ônibus urbanos utilizados na semana, de segunda-feira a sexta-feira, para dar mais comodidade ao deslocamento das pessoas até o centro.


Programação musical

NESTE sábado, 9, Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, as atrações serão: às 11h, Orquestra Sinfônica do Centro Cultural Special Dog; às 12h30, Mistura Fina; às 14h, Ruby Woo; às 15h30, M. Medeiros Grupo de Choro; às 18h, Música Raiz do Conservatório de Tatuí; e, às 20h, banda Cherry Bomb.

Já neste domingo, 10, as apresentações têm início às 10h, com o Duo Casa Forte, formado por Mayara Rios e Reginaldo César. Na sequência, a programação segue, às 13h, com a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí; às 14h30, com Flaviano Gomes e Banda; e, às 16h, com o grupo Samba em Família.

Logo depois, às 17h30, a banda Live By Night toca no coreto. Finalmente, às 20h, o encerramento da Feira do Doce tem como atrações a Bravo Tatuí e Ângelo Varella.