O Fusstat (Fundo Social Solidariedade de Tatuí) deu início ao projeto social para confecção de enfeites natalinos por meio de garrafas “pet”, denominada “Circuito de Luz”, no centro de capacitação da CDHU “Orlando Lisboa de Almeida”, na tarde desta sexta-feira, 20.
A decoração temática, que ficará exposta na praça Ayrton Senna, homenageará os 25 anos da morte do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1. O Circuito de Luz será inaugurado no dia 7 de dezembro, um sábado, às 19h.
A iniciativa visa à preservação do meio ambiente e será uma oportunidade para o desenvolvimento do turismo, com a criação de novos pontos turísticos na cidade.
O lançamento do projeto contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, da presidente do Fusstat, Sônia Ribeiro da Silva, da coordenadora do Circuito de Luz, Viviane Campos, conselheiras da entidade e multiplicadoras.
As colaboradoras partiram de outros centros de capacitação do Fusstat e puderam assistir a um vídeo motivacional e a uma retrospectiva do “Natal Encantado”, projeto desenvolvido para decorar a praça Martinho Guedes, a Praça da Santa, no ano passado.
Conforme Viviane, a intenção foi passar às multiplicadoras a forma como o trabalho fora desenvolvido em 2018. “Retratamos toda emoção e o que cada pessoa colaborou. É nessa energia e parceria que a gente pretende fazer acontecer”, apontou.
A coordenadora orientou os primeiros cortes na matéria-prima do projeto. Posteriormente, a coordenadora informou que ainda serão definidas a divisão das tarefas e a logística de entrega dos produtos.
As multiplicadoras comparecerão ao centro de capacitação da CDHU, semanalmente, às sextas-feiras, para dar continuidade à confecção do Circuito de Luz.
Após auxiliar na arrecadação do material reciclável, a Secretaria Municipal de Educação receberá de volta as tampas das garrafas pet para serem utilizadas em futuros projetos, por solicitação do titular da pasta, Miguel Lopes Cardoso Júnior. “Não será perdido nada das garrafas pet”, informou Viviane.
No ano passado, o projeto trabalhou com o reaproveitamento de 30 mil garrafas pet. Com essa quantia, foram confeccionadas uma árvore de cinco metros e meio e outra de dois metros e meio, 140 bolas natalinas e mais 23 peças estilizadas, como o presépio completo, bengalas, bonecos de neve, sinos e guirlandas.
A meta deste ano é de reformar e reutilizar algumas estruturas de peças já existentes, com “o objetivo de produção de novas peças dando significado à composição para que fique em harmonia”.
Sônia reforçou que a ação foi “repaginada”, com a intenção de aumentar as peças produzidas através do material reciclável. Ela conta que será montado um circuito remetendo a um autódromo para homenagear Senna.
“O Senna é um ídolo. Ele deixou apenas bons exemplos, sendo sempre focado na educação, e a sustentabilidade também faz parte disso”, declarou.
“O projeto Circuito de Luz tem tudo a ver com o que o piloto foi. O Senna seguia a mesma linha do Fusstat”, completou a presidente da entidade.
Com o título de MIT (município de interesse turístico), segundo Sônia, o novo projeto irá possibilitar que Tatuí ganhe um novo atrativo turístico. Ela garante que o trabalho desenvolvido neste ano será ainda mais bonito do que o fora entregue em 2018.
Conforme a presidente, “o novo projeto retrata um momento de muita emoção” a ela, pois “ele estava sendo desenhado no papel e, agora, saiu do papel para ser um sucesso”. “A ‘família Fusstat’ está sempre empenhada e se dedicando de corpo e alma”, complementou Sônia.
De acordo com a prefeita Maria José, o Circuito de Luz é um “projeto que encanta”. Ela aproveitou para parabenizar a presidente do Fusstat, Viviane e as multiplicadoras, porque “irão deixar a praça linda para levar luz e amor às pessoas”.
“O Circuito de Luz é um circuito de amor, que nasce no coração de cada uma e se reflete no dia de Natal”, finalizou a chefe do Poder Executivo.