Executivo anuncia pré-projeto para revitalização da Pompeo

308
Publicidade





Arquivo O Progresso

Via que liga o São Conrado à Santa Luzia receberá pavimentação

Sinalização de solo, semáforos, lombadas e canteiro central são dispositivos da avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali que o Executivo estuda modificar por meio de revitalização.

O pré-projeto está sendo analisado pela Prefeitura, que obteve, na semana passada, recurso no valor de R$ 425 mil proveniente de emenda parlamentar.

Publicidade

A proposta teve anúncio no sábado, 17, durante a cerimônia de inauguração da Creche Municipal “Maria Ruth Luz”, no Jardim São Conrado. Conforme o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, as obras serão viabilizadas por meio de repasse a ser realizado pelo deputado estadual Carlos Cezar (PSB).

“O deputado já providenciou o recurso. Agora, o que está faltando é a conclusão do projeto”, destacou Manu. Segundo ele, a Prefeitura espera a conclusão do estudo – por parte do corpo técnico – para, posteriormente, receber a verba e dar início ao processo de licitação.

A expectativa do prefeito é de que a revitalização seja iniciada já em setembro. Manu adiantou que a Prefeitura deverá promover recapeamento nos dois sentidos da avenida, que tem aproximadamente 900 metros de extensão. Também antecipou que a avenida terá regulamentação de estacionamento.

O prefeito informou que o deputado estadual anunciou o recurso na sexta-feira, 16, quando esteve no município e visitou a avenida.

Na ocasião, Cesar esteve acompanhado do bispo Nilton Alves, da Igreja do Evangelho Quadrangular de Tatuí, e do vereador Valdeci Antonio de Proença (PSB).

“Com certeza, ali, merece um toque especial. E esse recurso nós estaremos destinando para aquela área”, comentou o prefeito.

Na entrega da unidade de educação infantil, ele também destacou a inauguração de novo trevo de ligação na estrada municipal Moisés Martins, que dá acesso ao distrito de Americana.

A construção ficou a cargo da Ellenco, garantindo acesso aos residenciais Reserva dos Ypês (I e II) e viabilizando parceria para construção de ciclovia.

A entrega do dispositivo aconteceu às 11h de sábado – após a solenidade da creche –, com presença do prefeito, autoridades e representantes da empresa responsável pela obra.

Segundo Manu, a Ellenco comprometeu-se a implantar uma nova ciclovia no trecho entre a ponte do rio Tatuí e o Jardim Lírio.

O objetivo é promover a “modernização”, a começar pela alteração da mão de direção de quem utiliza a via com bicicletas. Até então, o dispositivo ficava do lado esquerdo da pista, no sentido ao Jardim Lírio.

Com a conclusão da primeira etapa do anel viário, o prefeito afirmou que o fluxo de veículos aumentará consideravelmente, o que poderia colocar em risco a vida dos usuários.

Por essa razão, em acordo com a Ellenco, a Prefeitura decidiu alterar a ciclovia para o lado direito da pista, no sentido centro-bairro.

“Ali, assumi um compromisso de acabar com a ciclovia assassina que foi construída há muito tempo atrás – a meu ver, que eu não sou engenheiro, mas aprendi um pouco”, salientou o prefeito.

De acordo com ele, as guias de concreto (blocos que delimitavam a pista e a ciclovia) serão substituídas por “uma contínua” (mureta).

“Esse é o modelo que vamos adotar para toda a cidade. Nosso projeto é fazer ciclovias em praticamente todos os acessos da cidade, todas as vias que permitam que façamos. Isso é uma das coisas que estamos mudando na infraestrutura”.

Ainda no discurso, Manu citou que o Executivo está em vias de realizar mais obras. A próxima beneficiará moradores do São Conrado, Jardim América e vila Santa Luzia.

Segundo o prefeito, trata-se de uma “grande carência dos moradores que será sanada nos próximos dias”. O asfaltamento da rua que liga os bairros já está licitado.

O anúncio da pavimentação havia sido feito em março deste ano, junto com pacote de obras a cargo da empresa Átrio Construtora e Incorporadora, vencedora de certame.

Neste mês, Manu afirmou que a ligação entre os bairros será pavimentada até o final do ano. Explicou que a obra ainda não teve início porque a Prefeitura depende da construção de uma galeria pluvial naquele trecho, por parte da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

“Não adianta a gente passar o asfalto e, depois, rasgar. É trabalho refeito e mal feito. A Sabesp já entrou em contato com a Prefeitura e vai realizar a obra. A Caixa Econômica já está sabendo, e eu creio que, ainda no mais tardar, no começo de setembro, vai entrar a pavimentação”, destacou.

Manu disse, também, que o São Conrado terá uma nova via de ligação com o centro. A rua dará acesso à avenida Salles Gomes.

“Além de asfaltar, vamos fazer mais uma rua, que vai começar agora, no mês que vem. Antes do período das chuvas, ninguém vai mais amassar barro aqui, não”, concluiu.


Publicidade