Estação da Língua torna-se atração cultural para região

1065
Prefeitura informou que a mostra tem recebido visitantes de diversos municípios (foto: AI Prefeitura)

A exposição itinerante “Estação da Língua Portuguesa” aberta no Centro Cultural Municipal tornou-se atração para toda a região. Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a mostra tem recebido visitantes de diversos municípios. Há presença de estudantes e de representantes de instituições.

O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. A exposição teve abertura na noite de 22 de fevereiro.

“Já podemos acentuar o sucesso de público tanto para a visita espontânea – nessa situação não carecendo de agendamento – como para grupos escolares e projetos sociais”, destacou em nota, o diretor de Cultura, Rogério Vianna.

Na abertura, considerada a maior ação cultural expositiva já recebida em Tatuí, centenas de pessoas puderam ter contato com o grupo de monitores e educadores. Diversas autoridades fizeram as considerações sobre “esse momento de grande relevância cultural”.

Como anfitriões, o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, deu as boas-vindas e agradeceu aos proponentes e patrocinadores, e a prefeita Maria José Vieira de Camargo acentuou a importância de receber uma exposição de relevância cultural e agraciou os proponentes, patrocinadores e a IDBrasil com livros dos autores tatuianos Paulo Setúbal e Ivan Camargo e os tradicionais doces da terra do doce caseiro.

O projeto, com proponência da Arquiprom e realização do Ministério da Cultura e governo do Estado de São Paulo, recebeu patrocínio, por meio da Lei Rouanet, da Edenred, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Vivo e CCR SPVias – Instituto CCR.

As empresas estiveram representadas por Débora Moreira Matos, gerente institucional Telefônica Vivo; e por José Salim Kalab Fraiha, presidente da unidade do Grupo CCR. Este último ressaltou a importância da língua portuguesa.

Na sequência, Eric Klug, diretor executivo da Organização Social de Cultura IDBrasil, gestora dos museus do Futebol e da Língua Portuguesa, ressaltou a importância da itinerância da instituição. Segundo ele, o museu está sendo reconstruído e estará à disposição do público até o final do ano que vem.

A proposta é permitir, com a reinauguração, a experiência física por meio de fotos, imagens e táteis que apresentam conteúdo muito importante para as escolas.

“É um pequeno recorte do museu que circula levando assistência a todo Estado por meio de uma experiência cultural educativa”, destacou o representante.

O diretor do Sisem (Sistema Estadual de Museus), Davidson Kaseker, parabenizou Tatuí pela manutenção do MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”). Ele salientou que a cidade fez uso do patrono para acentuar a importância da exposição em solo tatuiano, “visto a grandiosidade literária apresentada pelo escritor”.

Os agendamentos para visitações continuam a ser realizadas pela curadoria. Seis horários foram definidos pela equipe para as visitações guiadas. Eles acontecem às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30.

Desses horários, muitos já estão preenchidos. Por esse motivo, os interessados devem realizar os agendamentos por meio do contato (15) 3251-4969 ou e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

Interessados em realizar agendamentos de grupos no período noturno também devem entrar em contato, pois somente na última semana haverá visitação em horário diferenciado.

Já as visitas espontâneas acontecem de segunda a sábado das 9h às 17h. Nesse período, os interessados poderão visitar sem necessidade de agendamento.