Doce planejamento de futuro para Tatuí

Conforme divulgado pela administração municipal, que promove a Feira do Doce em conjunto com a Aprodoce (Associação dos Produtores de Doce), a nona edição do evento superou o número de 240 mil visitantes em 2023.

Considerando-se a importância – jornalística, inclusive – de levar informações de maneira mais precisa possível à população – e aos leitores em particular-, é oportuno pontuar algumas questões, naturalmente surgidas a partir da grandiosidade desse número.

Primeiro, no intuito de dirimir qualquer dúvida, importa lembrar e reiterar que não se está registrando a presença individual de 240 mil pessoas no evento, mas, sim, a “passagem” desse montante ao longo dos quatro dias de programação.

Por consequência, uma mesma pessoa que tenha estado na feira todos os dias “contaria por quatro”, e assim sucessivamente. A aferição é feita, por esse critério, a partir da ocupação do espaço da Praça da Matriz e entorno, monitorado pelas câmeras utilizadas pelo sistema da própria segurança do evento.

Segundo: esse critério é o mesmo desde a primeira edição da então Festa do Doce, realizada originalmente na gestão do ex-prefeito Manu, por iniciativa do então secretário municipal da área, Jorge Rizek, e que seguiu na administração Maria José, com Cassiano Sinisgalli, e, agora, com o secretário Buko, junto ao prefeito Cardoso Júnior.

É de se concluir, portanto, que a Feira do Doce tem ganhado proporção e consequente repercussão de forma francamente acentuada – excetuando-se, obviamente, os anos afetados pela pandemia de Covid-19.

Essa percepção, além dos números oficiais, é tão evidente que, mesmo antes desta edição, já se cogitava um espaço maior e próprio a eventos dessa natureza: grandes!

Sem dúvida, esse foi um dos assuntos mais comentados pelos “passantes” da feira, embora sem unanimidade. Ou seja, muitos defendem a manutenção na Praça da Matriz; outros, que já seria momento de um local específico.

A se observar o crescimento da feira, pode-se intuir que a questão já não é mais “se” Tatuí carece de um espaço de eventos maior, mas sim de “quando” esse dispositivo poderia ser concretizado.

Como é fácil demais dar opinião, principalmente sem informações concretas, estudos de viabilidade e, não raro, isenção – como muito se vê no ambiente digital -, neste momento, mais interessa reforçar a relevância da Feira do Doce para Tatuí e seguir em suas adequações e novidades possíveis, como foi o espaço para salgados, ao lado da Matriz.

Em paralelo, o Festival Capital da Música “Antonio Carlos Neves Campos” animando o público e o também criado concurso de doces são outros exemplos de inovações bem pensadas e recebidas.

Com programação e criatividade, portanto, é possível melhorar cada vez mais o que tem sido chamado de “experiência” do visitante, garantindo-lhe um bom acolhimento em organização e segurança, além de produtos de qualidade e atendimento atencioso.

De acordo com a organização, justamente nesse sentido, a “humanização” foi um dos focos da feira, tendo proporcionado uma “experiência inclusiva e acolhedora aos presentes”.

O evento contou com piso tátil e intérprete de libras durante as apresentações, além de banheiros adaptados e vagas exclusivas – apontados como exemplos de acessibilidade.

Presente no dia oficial da abertura, sexta-feira, 7, o secretário executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativa do estado de São Paulo, Henrique de Assis, apontou a feira como forma de conexão cultural para o “desenvolvimento econômico e humano entre a cidade e o estado de São Paulo”.

“É uma festa que reforça a identidade cultural e as raízes. E é importante a cidade fomentar para que o estado consiga apoiar. É um momento de reconhecimento e de troca para a população. Nós criaremos laços que irão reverberar não só para a cidade, como no estado todo”, avaliou.

A secretária executiva do estado de São Paulo, Luciana Leite, lembrou que Tatuí foi um dos primeiros municípios de interesse turístico (MIT) a ser reconhecido no estado de São Paulo, em 2016.

“Isso aconteceu justamente pela diversidade e qualidade de seus atrativos, inclusive, estruturais”, disse. Ela ainda citou os motivos pelos quais a cidade foi amplamente reconhecida pelo estado.

“Os atributos de Tatuí são muitos. O Conservatório, o Sítio do Carroção, o Museu ‘Paulo Setúbal’, o Parque ‘Maria Tuca’ são exemplos de turismo para o estado de São Paulo”, elencou.

Já na cerimônia de encerramento, no domingo, 9, o prefeito elogiou os doceiros que trabalharam para servir os visitantes e, também, o trabalho de segurança das bases móveis da Guarda Civil Municipal por não ter ocorrido, nos quatro dias de evento, nenhuma intercorrência.

Ao final, ainda lançou um desafio para a décima edição da feira, lembrando que, em 2024, o feriado do dia 9 de julho cairá em uma terça-feira. “Eu desafio vocês a organizarem uma feira de cinco dias. Vamos assumir este compromisso. A feira mais doce do Brasil agora em cinco dias”, concluiu.

Por outro aspecto, o da comunicação (com a devida licença dos leitores), também o jornal O Progresso tem a celebrar com a nona Feira do Doce, onde aconteceu a apresentação da sexta edição do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura.

Isso porque, mesmo com o surgimento de mais opções em plataforma digital – em concorrência com o portal online do guia Cidade Ternura -, a versão impressa permaneceu como clara preferência do público, conforme reconhecido no próprio estande de turismo da feira.

Aliás, quando do investimento de O Progresso de Tatuí na versão digital do guia, a escolha foi por um portal e não por um aplicativo, por dois fatores simples e objetivos. Um deles é o fato de não necessitar de memória nos aparelhos móveis para ser “baixado”.

E ainda, entre outras possibilidades muito mais flexíveis, pelo portal poder sustentar um noticiário atualizado e constante, com foco em assuntos de cultura e turismo – de real interesse dos turistas, portanto.

Ou seja, um portal tem muito mais condições de bem explorar as virtudes intrínsecas da internet, marcadas pela agilidade e conteúdos constantemente atualizados. Daí o formato conscientemente optado a favor do dinamismo, como pode ser confirmado pelo endereço eletrônico www.tatuicidadeternura.com.br.

De qualquer maneira, por tudo apurado e a comemorar com a conclusão de mais esta edição do evento, seja na Praça da Matriz ou em outro local, com certeza, a Feira do Doce de Tatuí deve continuar em ascensão e, desta forma, vindo a justificar, logo em 2024 ou mais à frente, um espaço planejado a grande público.