Divulgado programa local da Semana Nacional de Museus





Desde a segunda-feira, 18, instituições museológicas de todo o país realizam atividades gratuitas. Elas integram a 13ª edição da “Semana Nacional de Museus”, iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e que se estende até o dia 24. Em Tatuí, as atividades serão realizadas no Museu Histórico “Paulo Setúbal” nesta quarta, quinta e sábado, dias 20, 21 e 23, respectivamente.

A semana consiste em “uma temporada cultural” organizada todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (celebrado no dia 18 deste mês). Conforme o Ibram, cada espaço cultural ligado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo produz conteúdo, segundo a programação e acervo, e levando em consideração o tema “Museus para uma Sociedade Sustentável”.

Em Tatuí, a programação tem início às 10h desta quarta-feira, 20, com o “Festival do Minuto”. Considerado o maior evento de vídeos da América Latina, o festival inspirou projetos similares em diversos países. As exibições na cidade serão realizadas no auditório do museu, com entrada franca.

Neste ano, o evento acontece em mais de 250 pontos ao redor do Brasil. A edição 2015 conta, ainda, com mostras do “Melhores Minutos 2014” em centros culturais, cineclubes, escolas e ONGs (organizações não governamentais).

Alguns dos espaços que sediarão as sessões gratuitas exibirão, também, a mostra “Água”. Essa é uma realização em parceria com o “Museu da Pessoa”. A mostra é uma ode à água e traz vídeos de caráter sentimental e experimental.

Das 14h às 18h, também nesta quarta-feira, 20, o museu recebe a oficina “Além da Imaginação – A Magia dos Efeitos Especiais”, do Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). A capacitação acontece no auditório do espaço cultural.

A oficina apresenta os principais truques criados por equipes que inventam mundos inexistentes, criaturas lendárias, monstros e ações que deixam os filmes cheios de emoção. Os participantes aprenderão a concepção e aperfeiçoamento dos mais importantes truques óticos, mecânicos e digitais, conhecendo o trabalho de artistas especializados no “fazer acreditar no impossível”.

Amanhã, o “Paulo Setúbal” recebe dois eventos. O primeiro é uma apresentação musical a partir das 18h30; o segundo, uma roda de conversa, às 19h30.

No primeiro horário, a atração é o Grupo de Percussão com Jean Otoniel Goyzueta. No segundo, Cristina Delanhesi, presidente do MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba), falará sobre artes plásticas e literatura na sociedade sustentável. Ambas as atividades acontecem no auditório do museu.

Neste sábado, 23, das 16h30 às 18h30, será promovida oficina de percussão, com Jean Otoniel Goyzueta. As inscrições são realizadas no museu, à praça Manoel Guedes, 98, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: mhpstatui@gmail.com, ou pelo número de telefone 3251-6586.

A semana

“Museus para uma sociedade sustentável” é tema lançado pelo Icom (Conselho Internacional de Museus) para o Dia Internacional dos Museus. A data, comemorada mundialmente, é celebrada no Brasil pela “Semana Nacional de Museus”.

A 13ª edição desta ação, ao abraçar a proposta do Icom, enfatiza o papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade. Esse objetivo é cumprido tanto por meio de “boas práticas de atuação, como pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária”.