Da redação
Neste mês, como em todos os anos, acontece a campanha “Outubro Rosa”, de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo de útero, em todo o mundo.
Em Tatuí, diversas ações são realizadas nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde, para abranger o maior número possível de mulheres.
A principal ação, intitulada de “Dia D”, será na próxima sexta-feira, 21, das 16h às 21h, no Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas).
Serão oferecidos exames preventivos de colo de útero e de mamas, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Não será necessário agendamento prévio, bastando comparecer no Cemem, que está situado na rua São Bento, 15, no centro.
Além da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania está promovendo ações durante este mês. No dia 4, a pasta realizou a entrega de panfletos informativos e laços rosas para as servidoras públicas do Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga” e distribuiu cartazes do “Outubro Rosa” para todas as secretarias municipais.
Com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a doença, incentivar a realização do autoexame mensalmente e da consulta anual com um médico, nesta sexta-feira, 14, aconteceu a ação “Entre Elas”, em dois períodos, no paço municipal.
Também na prefeitura, como encerramento da campanha Outubro Rosa, no dia 27, uma quinta-feira, das 11h às 17h, haverá uma tenda rosa de orientação, com a presença de profissionais de saúde.
Simultaneamente, serão oferecidos serviços de cuidados com a saúde e a beleza, sorteios e um “espaço kids”, para “as mães ficarem tranquilas enquanto aproveitam as atividades”, conforme a assessoria de comunicação da prefeitura.
Outubro Rosa
A campanha foi criada na década de 90, quando a Fundação “Susan G. Komem for the Cure” criou o laço cor de rosa, que é o símbolo da prevenção ao câncer de mama, distribuindo-o para os participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e que agora acontece anualmente.
O movimento surgiu com o intuito de alertar a população, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e das medidas protetivas contra a doença, que se desenvolve por meio da multiplicação de células anormais no corpo humano, que alteram sua genética, de forma hereditária ou adquirida, podendo ser de vários tipos.
Em todo o mundo, o “Outubro Rosa” tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama – e, também, sobre o câncer de colo do útero – para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde na prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo da doença mais comum, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, com cerca de 66 mil mulheres desenvolvendo-o apenas entre 2020 e 2022.