Conservatório realiza dois recitais de performance histórica e piano

1112
Grupo de Performance Histórica é um dos grupos que apresenta recital nesta quarta, dia 14 (foto: AI Conservatório)

O Conservatório de Tatuí fará dois recitais nesta quarta-feira, 14. O primeiro, com o Grupo de Performance Histórica, às 18h, no auditório da Unidade 2 (à rua São Bento, 808); o segundo, com a Equipe de Pianistas Correpetidores da escola, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”. Ambos terão entrada gratuita.

O Grupo de Performance Histórica apresentará “Concerto em Fá Maior para Flauta Doce, Trompa e Baixo Contínuo”, de Georg Philip Telemann; “La Furstemberg”, de Josse-François-Joseph Benaut; “Sonata em Sol Maior para Flauta Doce e Baixo Contínuo”, de William Croft; “Sonata em Sol Maior para Flauta Doce e Baixo Contínuo”, de Andrew Parcham; “Two in One Upon a Ground”, de Henry Purcell; “Pavana ala Ferrarese, Piva”, de Giovanni Ambrosio Dalza.

“O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório europeu dos séculos 16 ao 18. É formado por professores, alunos bolsistas de nível avançado e conta, também, com a participação de músicos convidados”, explica a coordenadora, Selma Marino.

“Dentre seus objetivos, está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, almeja a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época, utilizando, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos daqueles períodos”, conclui a coordenadora.

Piano

Às 20h, o teatro “Procópio Ferreira” recebe a Equipe de Pianistas Coorrepetidores do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação do professor Juliano Kerber.

Pianista correpetidor é aquele que faz o acompanhamento para cantores, corais ou outros instrumentistas. A definição vem do francês “co-repetiteur”, que significa coparticipante do ensaio ou correpetidor.

O recital desta noite começa com o “Concerto no 1”, de Alexej Lebedjew, executado pelo tubisba Ricardo de Souza Francisco e pelo pianista Juliano Kerber.

Em seguida, a flautista Ariane Roseiro e a pianista Milena Lopes tocarão “Milonga del Serafim”, de Coco Nelegatti, e “Ballade”, de Frank Martin. Milena também acompanhará o clarinetista Lindemberg Cavalcanti em “Vals Venezolano” e “Contradanza”, de Paquito D’Rivera.

A pianista Deborah Melissa e o trompetista Marcelo Franco apresentarão “Concerto”, de Joseph Haydn, e “Légende” de George Enescu. Para encerrar, as pianistas Fanny de Souza Lima e Cristiane Bloes tocarão “Adiós Nonino” e “La muerte del Angel”, de Astor Piazzolla.