Conservatório promove 53ª Semana da Música a partir de segunda-feira





Divulgação

Maria Isabel participa como solista durante apresentação do Grupo de Choro do Conservatório

 

O Conservatório de Tatuí promove, a partir da segunda-feira, 18, a 53a Semana da Música. O evento, considerado o mais tradicional da instituição, tem objetivo de dar aos alunos que se destacaram ao longo do ano a oportunidade de atuarem como solistas frente a grupos pedagógico-artísticos.

Todos os concertos são realizados a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, com entrada franca.

A Semana da Música foi criada no ano de 1960 pela então diretora do Conservatório de Tatuí, Yolanda Rigonelli. Além de destacar a atuação de alunos, o evento surgiu para comemorar o Dia do Músico e da Padroeira dos Músicos (Santa Cecília), celebrados no dia 22 de novembro.

A 53a edição da Semana da Música tem início na segunda-feira, às 20h30, com apresentação do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, coordenado por Alexandre Bauab Jr.

Participam como solistas os alunos da área de choro: Daniel Pereira (bandolim), Ivan Martucci Melillo, Maria Isabel Zattera (flauta) e Rafael Meira (cavaquinho).

No repertório, estão obras de Henrique Alves de Mesquita (“Camões”), Altamiro Carrilho (“Enigmático”), Radamés Gnattali (“Papo de Anjo”), Ernesto Nazareth (“Perigoso”, “Escorregando”, “Vem Cá Branquinha”), entre outras. Outro destaque é a obra composta pelo próprio aluno Rafael Meira, “Sai da Toca Tatu”.

O evento continua na quarta-feira, 20, com apresentação da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, tendo como solistas os alunos Miguel Mandelli, José Leandro Ferrarezi de Campos, Carlos Augusto Amat y Leon, Douglas Eleutério Camilo, Jéssica Leroy e Alan Patrique Machado Pires.

Também participará, como solista e convidada especial, a professora Angela Muner. A coordenação é de Edson Lopes. No programa, estão obras de Luigi Boccerini (“Introdução e Fandango”), Johann Sebastian Bach (“Concerto Brandemburgues Nr 3 e Nr 5, BWV1038”), Antonio Vivaldi (“Concerto Grosso, Op. 3, No. 8”) e Federico Moreno Torroba (“Sonatina”).

Na quinta-feira, 21, a atração da Semana da Música é o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. Sob coordenação de Luis Marcos Caldana, o evento contará com solos dos alunos Carlos Palerosi (xilofone), Fernando de Moraes (saxofone), Jefferson Henrique Pereira (bateria), Pedro Vercelino (vibrafone), Bruna Antunes (piano) e Priscila P. Andrade (xilofone).

Serão apresentadas obras de Ney Rosauro (“Mãe Terra – Pai Céu”), Edgar Rocca (“As Baquetas”), Michael Aukofer (“Fantasy on the Plains”), David Gillingham (“Supercell”), George H. Green (“The Ragtime Robin” e “Triplets”) e John Beck (“Concerto para Bateria e Grupo de Percussão”).

No Dia do Músico, comemorado sexta-feira, 22, a atração é a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com participação especial dos alunos Rogel Junior e Ramsés Hussni, sob regência de Dario Sotelo.

Na data, será apresentada a obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, obra que, em 2013, completa cem anos e se mantém como um dos “escândalos” mais famosos da história da arte.

Segundo a assessoria de comunicação do Conservatório, Stravinsky compôs a obra após ter sonhado com uma cena de ritual pagão em que uma virgem teria sido eleita para o sacrifício de dançar até morrer. O concerto contará com comentários sobre a obra pelo maestro Dario Sotelo.

No sábado, 23, às 20h30, a Big Band do Conservatório de Tatuí, coordenada por Celso Veagnoli, terá solos das cantoras Danielle Domingos e Mayara Rios; dos saxofonistas Vinnie Ray Sanchez Barrenchea, Leandro Ponce e Max Mathias; e dos trompetistas Alessandro Quadros e Anderson Menezes.

Além deles, atuam como solistas os guitarristas Martin Ibarra e Guilherme Camargo dos Santos, o baterista Henrique Rosseto, o trombonista Anderson Pereira e o contrabaixista Junior Chiaparini.

O programa da Big Band terá obras consagradas da MPB, como “Ladeira da Preguiça” (de Gilberto Gil e Rubinho Antunes), “Deixa” (Baden Powel e Vinícius de Moraes), “Feitiço da Vila” (Noel Rosa e Mario Campos), “Conversa de Botequim” (Noel Rosa e Vadico), “Carinhoso” (Pixinguinha e Braguinha), além da estreia de “Guerra e Canto”, de Martin Ibarra, entre outras.

A 53a Semana da Música termina no domingo, 24, com concerto às 20h30, da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com solos de Jonatas dos Santos e Moisés Nesi (violino), Marcelo Brum (piano), Rafael Frazatto (violoncelo) e Wesley Sampaio (flauta).

A regência é de João Maurício Galindo. No programa, estão movimentos das obras “Romance para Violino e Orquestra em Sol Maior” (de Beethoven), “Poema para Flauta e Orquestra” (Charles T. Griffes), “Concerto para Piano em Lá Menor” (Edvard Grieg), “Concerto n. 1 em Lá Menor para Violoncelo e Orquestra” (Camile Saint-Säens) e “Prelúdio e Allegro” (Fritz Kreisler).

Interessados podem retirar ingressos gratuitos na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415.