Da redação
Na tarde de sexta-feira da semana passada, 28 de junho, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí (CMDPD), por meio de chamamento público, elegeu um novo suplente da sociedade civil na composição do órgão.
O encontro aconteceu na Câmara Municipal, com a presença do presidente do CMDPD, Enzo Grechi de Carli, da vice-presidente, Dalnize Regina Camargo, conselheiros e membros da comunidade.
Também estiveram presentes os vereadores Renan Cortez (MDB) e Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD), além dos secretários municipais Valdeci Proença (Direitos Humanos, Família e Cidadania) e Fabiana Grecchi (Serviços Públicos e Zeladoria).
O encontro iniciou com a apresentação das atividades do CMDPD, destacando a importância da pessoa com deficiência no conselho e “o seu papel na sociedade, com foco na necessidade do respeito e da empatia com essas pessoas”. Foram apresentados, ainda, os projetos do CMDPD em desenvolvimento atualmente.
Cinco candidatos se inscreveram para a eleição: Ana Néri Alves, Cíntia Aparecida Camargo, Renata Proença, Viviana Moraes e Renato Picoli de Castro. Eles se apresentaram aos conselheiros e ao público, falando sobre suas trajetórias e o envolvimento com as demandas ligadas às pessoas com deficiência.
Em votação aberta, os conselheiros elegeram Castro para a vaga de suplente da sociedade civil. Após eleito, ele falou sobre a experiência dele, sendo uma pessoa com deficiência, e as dificuldades que enfrenta em relação à acessibilidade no município, colocando-se à disposição para “ajudar a fortalecer o CMDPD”.
No encontro, também foi oficializada a substituição do representante da Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet) no CMDPD. Saiu Vade Manoel e entrou Alice Maiara Trindade da Silva.