Iniciada no dia 3, em Sorocaba, a 63ª edição dos Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, foi encerrada no sábado, 13. Tatuí somou 106 pontos e dividiu a quinta colocação geral com a cidade Salto.
A posição igualou a melhor campanha tatuiana na competição, conquistada no ano passado, quando o município sediou o evento em conjunto com Cerquilho e Boituva.
À frente de Tatuí e Salto, ficaram: a anfitriã e tricampeã Sorocaba, com 342 pontos; seguida por Jundiaí, com 302 pontos; Itu, na terceira colocação, com 145 pontos; e Itapetininga, na quarta posição, com 137 pontos.
Antes do início dos Jogos Regionais, o diretor do Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Douglas Dalmatti Alves Lima, afirmou que a expectativa era de o município repetir a campanha que atingira a quinta colocação em 2018.
Neste ano, o município participou com delegação composta por 270 integrantes. Os atletas tatuianos competiram em mais de 20 modalidades, nas categorias masculina, feminina e ACD (atleta com deficiência), com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
A cidade esteve representada nas modalidades: atletismo masculino, feminino e ACD; badminton feminino e masculino; basquetebol masculino sub-20; bocha; capoeira masculino e feminino; damas; futebol masculino sub-20; futsal masculino livre; judô masculino e feminino; caratê masculino e feminino; malha masculino; tênis de mesa masculino e feminino sub-20; tênis masculino livre; vôlei de praia feminino; vôlei masculino e feminino livre; e xadrez masculino e feminino livre.
O único título de modalidade alcançado por Tatuí foi no futebol masculino sub-20. Na manhã de sexta-feira, 12, jogando no campo da “Estrada de Ferro Sorocaba”, os jogadores tatuianos derrotaram Jundiaí por 2 a 0 e garantiram a conquista de forma invicta.
No início da campanha, o time local derrotou, na primeira fase: Sete Barras, na estreia, por 2 a 0; Pariquera-Açu, por 2 a 1; e goleou Porto Feliz, por 5 a 0.
Na fase eliminatória, nova goleada, dessa vez por 4 a 0, sobre Buri, nas oitavas de final. Na fase seguinte, a “vítima” foi Laranjal Paulista, derrotada por 1 a 0. E, na semifinal, triunfo diante de Salto, por 2 a 0, garantindo o lugar na decisão.
Comandados pelo técnico Duza, auxiliado por Jenner, o time campeão foi formado por: Cleyton, Matheus, Renan, Pezão, Deola, Giovane, Gabriel, Cássio, Gui, Vinícius, João Ágabo, Leandro, Kennedy, Micael, Matheus Souza, Luciano, Luizinho, Vaguinho e Lukinha.
A cidade passou perto de outros três títulos, alcançado a segunda posição nas modalidades de damas e nas categorias femininas de xadrez e tênis.
As equipes femininas tatuianas de badminton e tênis de mesa, assim como as agremiações masculinas de tênis e xadrez, concluíram os Jogos Regionais na terceira posição.
Apesar de não alcançar o pódio, a cidade obteve o quarto lugar nas categorias masculinas de badminton, futsal livre, judô, tênis de mesa e voleibol. Tatuí conseguiu o quinto lugar com a bocha e natação feminina ACD.
Na sexta posição, ficou o atletismo feminino ACD, capoeira feminina e natação masculina ACD; em sétimo, o basquete masculino até 20 anos e a malha; em oitavo, o voleibol feminino; e em nono, o atletismo masculino ACD.
Em disputas individuais, nas modalidades de atletismo, natação, judô e capoeira, o município conquistou, ao todo, 34 medalhas, sendo 16 de ouro, 10 de prata e 8 de bronze.
Cerca de 8.000 pessoas, entre atletas, comissão técnica e apoio, de mais de 50 municípios, participam desta edição dos Jogos Regionais, representando a 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, da qual Tatuí faz parte.