3ª Mostra “Nossa Trupe Teatral” é realizada no CEU das Artes e Matriz

415
Nossa Trupe Teatral idealizadora e organizadora da mostra teatral (foto: Victor Pereira)

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes) e a Praça da Matriz recebem entre estes dias 17 e 20, quarta-feira a sábado, a 3ª Mostra “Nossa Trupe Teatral”.

O evento é promovido pela Nossa Trupe Teatral, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e também de patrocinadores.

Neste ano, a mostra conta com oito espetáculos e recebe grupos convidados dos municípios de Indaiatuba (SP), São Paulo (SP), Canelinha (SC) e Florianópolis (SC), além de apresentações de trabalhos em processo da Nossa Trupe Teatral.

A programação começa nesta quarta-feira, às 10h, no teatro do CEU das Artes, com o espetáculo “Mísseis”, com Thiago Leite e Heloisa Marina, de Florianópolis. A peça é livre para todas as idades.

Ainda na quarta-feira, no período da noite, o grupo Tejas, de São Paulo, apresenta, às 20h, o espetáculo “Entre o Brilho do Relâmpago e o Canto do Trovão”, livre para todas as idades, também no teatro do CEU.

Já na quinta-feira, 18, às 10h, a Nossa Trupe Teatral realiza o espetáculo “Juego Del Amor”, para maiores de 12 anos, no teatro do CEU das Artes. E, às 20h, apresenta a “A Incomum Arte de Não Prestar para Nada”, livre para todas as idades, também no CEU.

Na sexta-feira, 19, a programação continua no teatro do CEU com mais dois espetáculos de classificação livre. No período da manhã, às 10h, a Nossa Trupe Teatral apresenta “Três Dedos de Prosa”. Depois, às 20h, Heloisa Marina, de Florianópolis, apresenta “Poses para Não Esquecer”.

No sábado, 20, a programação segue com apresentações na Praça da Matriz. A primeira acontece às 14h, com o Grupo de Palhaços Gandaiá, de Indaiatuba, apresentando “Brosogó, Militão e o Diabo”. Após, às 16h, a La Luna Cia. de Teatro, de Canelinha, apresenta o espetáculo “Resquício”. As duas peças têm classificação livre.

Os trabalhos a serem apresentados fazem parte da trajetória do grupo, surgido em 2011. Desde então, a trupe tem se dedicado à difusão das artes cênicas no interior do estado de São Paulo. O grupo é o resultado da união de artistas que já tinham “grande afinidade”.

O evento é idealizado pela Nossa Trupe Teatral, formada pelos atores e pesquisadores João Armando Fabbro, Thiago de Castro Leite e Rodrigo Cassiano da Costa.

A primeira edição da mostra foi realizada em 2016, exclusivamente com apresentações dos espetáculos da Trupe; já o segundo evento aconteceu em 2017, com a realização de “oficina cortejo” e um cabaré aberto aos artistas da cidade.

De acordo com a organização, a mostra chega à terceira edição com o objetivo de “compartilhar experiências teatrais com artistas e também com o público de Tatuí e região”. A expectativa é de público de mais de 500 pessoas em cada apresentação.

Leite destaca que a mostra é importante pela tradição de receber eventos na cidade, compartilhar os processos de criação com o público e uma oportunidade de oferecer à população de Tatuí espetáculos de outras cidades.

“Para nós, artistas, isso é enriquecedor e, para a população, uma oportunidade de ver espetáculos de extrema qualidade e que, com certeza, devem ampliar o olhar de mundo de todas as pessoas”, comentou Leite.

Fabbro é ator e arte-educador. Possui graduação em artes cênicas pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Participou durante cinco anos (1998-2002) do curso de formação de atores do Conservatório de Tatuí, onde, atualmente, incorpora o corpo docente.

Leite também é ator, arte-educador e dramaturgo. Formado em artes cênicas pela ECA (Escola de Comunicação e Artes – licenciatura), da USP (Universidade de São Paulo), é autor de dez textos teatrais voltados ao público infantil.

Atua como docente no departamento de artes cênicas do Centro de Artes da Universidade do estado de Santa Catarina e do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, onde ministra a disciplina de expressão vocal e a oficina de iluminação.

Cassiano da Costa é ator, palhaço e possui bacharelado em interpretação teatral pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Como palhaço, vem apresentando o espetáculo “Seu Bonanza”, de pesquisa, criação e atuação própria.