Paciente quer iniciar ação de ajuda ao ‘Einstein’ de Tatuí
'Eu poderia ser operada em São Paulo. Ter acesso ao melhor hospital, porque trabalhei em um banco nacional por quase 20 anos, mas não quis. Eu encontrei o Einstein, aqui, em Tatuí'. O testemunho refere-se ao atendimento de saúde que a Santa Casa ofereceu a uma paciente do município.
Em agradecimento ao tratamento – uma operação por conta de um câncer no cérebro –, Magali Hessel quer iniciar ação de ajuda ao hospital. Ela busca auxílio para arrecadar 120 metros de tecido na cor azul, para confecção de uniformes í equipe médica do centro cirúrgico.
Estudantes da rede pública recebem ‘kits’
O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Paula Cury Fiuza Coelho, da secretária da Educação, Cultura e Turismo, í‚ngela Sartori, e de vereadores visitou as escolas para fazer a entrega de materiais escolares, na sexta-feira, 7.
A comitiva iniciou o trajeto pela Escola 'Alan Alves de Araújo', no Jardim Santa Rita, í s 7h, e finalizou na Escola 'Firmo Antônio de Camargo Del Fiol', no Jardim Planalto.
Fundo será marco para política antidroga
Combater o uso de entorpecentes oferecendo orientações, tratamento e opções de lazer exige custo. Os projetos idealizados pelos Comads (conselhos municipais antidrogas) esbarram na obtenção de recursos para vingar.
Em Tatuí, essa dificuldade pode ser superada com a criação do Fundo Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. De autoria do vereador Oswaldo Laranjeira Filho (PT), o projeto deve ser apreciado pela Câmara Municipal ainda este ano e já é considerado um marco pelo conselho tatuiano.
‘Situação de Tatuí é pior que de Itapetininga’, diz suplente
'Tatuí está pior que Itapetininga. Antes, era o contrário. Agora, pelo que tenho conhecimento, vemos que os nossos números são bem maiores'. Esse é o panorama que o Comad (Conselho Municipal Antidrogas) faz do município com relação ao número de pessoas que fazem uso de entorpecentes.
Segundo o suplente do órgão Antônio Eduardo de Abreu, a realidade local mudou. Abreu baseia a afirmação no trabalho desenvolvido junto a um grupo religioso – que tem alcance regional. 'Nós fazemos uma ação muito bonita, e temos acesso a tudo que está ocorrendo', declarou.
Fundo Social abre inscrições a 3 cursos do Polo da Construção Civil
Começaram nesta semana as inscrições aos cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade junto ao 'Polo Regional da Construção Civil'. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, ele oferecerá três cursos.
Voltados ao 'público masculino', eles formarão para as funções de assentador de pisos e azulejos, encanador e pedreiro. As capacitações são gratuitas e terão grade de 80 horas/aula, divididas em três semanas. Cada aula terá duração de três horas e meia.
Projeto de criação da região metropolitana de Sorocaba é editado
O PLC (projeto de lei complementar) que cria a região metropolitana de Sorocaba – da qual Tatuí fará parte – teve publicação dia 4 no DOE ('Diário Oficial') do Estado de São Paulo. De autoria do governador Geraldo Alckmin (PSDB), ele prevê que a unidade regional seja composta por 26 cidades.
Pelo menos dois políticos manifestaram-se com relação í publicação. Incentivador da proposta desde 2005, o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) 'comemorou' a publicação da proposta. Maria Lúcia Amary (PSDB) também destacou a importância da RMS para o desenvolvimento dos municípios.
Moradores reclamam sobre quedas frequentes de energia no município
Tatuí tem sofrido constantemente quedas bruscas de energia, tendo o centro como a região mais afetada. O problema tem sido informado por moradores que se manifestam por redes sociais e meios eletrônicos utilizados por O Progresso.
A assessora de imprensa Tatiana Martinelli Stettinger, da empresa Elektro, responsável pela distribuição de energia em Tatuí, afirmou que, nos últimos seis meses, 'não há muitas reclamações' de moradores referentes í s quedas bruscas de energia.
‘Tatuí terá novo RG implantado até final do ano’, afirma Zaia
A unificação dos sistemas de emissão de RG (registro geral) com o sistema do Detran (Departamento de Trânsito) deve chegar a Tatuí até o final deste ano. í‰ o que afirmou o secretário estadual da Gestão Pública, Davi Zaia, em vista ao município.
Segundo Zaia, o 'novo RG' – que já está em vigor no Estado de São Paulo – passará a ser oferecido pelo Poupatempo. O secretário afirmou que o sistema funciona unificado nas novas unidades do programa.
Câmara aprova repasse de R$ 5,5 mi a hospital em 1ª extraordinária
A noite de terça-feira, 4, marcou o retorno das reuniões semanais na Câmara Municipal. Na ocasião, os parlamentares votaram dois projetos de lei, encaminhados pela Prefeitura, sendo um deles em benefício à Santa Casa, com repasse no valor de R$ 5,5 milhões, e outro que prevê a contratação de empresa especializada em remoção e guarda de veículos.
Pelo menos dois vereadores protagonizaram debates 'acalorados', por ocasião de discussão de requerimento. O ponto da discórdia entre Márcio Antonio de Camargo (PSDB) e Dione Batista (PDT) foi o 'Acessa São Paulo'.
‘Projeto de nova sede será objeto de definição’, antecipa delegado da RF
O projeto de nova sede da ARF (agência da Receita Federal) em Tatuí ainda será objeto de definição, conforme antecipou o delegado da RF em Sorocaba, Francisco José Branco Pessoa.
Em resposta a O Progresso, ele afirmou que o prédio próprio de Tatuí seguirá 'modelo', mas não terá ampliação de serviços, agentes e de abrangência em termos de municípios atendidos.







