Fórum inicia recesso no dia 20 e retomará trabalhos em janeiro
Acompanhando determinação do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo, o fórum 'Alberto dos Santos', da comarca de Tatuí, entrará em recesso a partir do dia 20. Conforme divulgado pelo órgão, os trabalhos serão retomados em 7 de janeiro.
Nesse período, serão realizados somente atendimentos de medidas urgentes. Não poderão ser feitas solicitações de certidões, consultas de andamento processual, pesquisas fonéticas, protocolos de petições e demais serviços.
Divulgados alunos vencedores de ação voltada í ‘consciência negra’
Presidente do CMICN (Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro), o professor José Mesquita divulgou neste mês os nomes dos vencedores de concurso de beleza negra. A iniciativa da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) 'Accácio Vieira de Camargo', integrou a programação 2014 da 'Semana da Consciência Negra', realizada em novembro.
A semana contou com diversas atividades, ligadas ao dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Em Tatuí, ela abrangeu missas e palestra sobre a saúde do negro, ações de expressão da cultura negra, apresentação teatral e o concurso para escolha do 'Garoto e Garota Afro 2014'.
66% dizem não conhecer ação voluntária que é desenvolvida
Trabalhos voluntários, em geral, dependem de colaboração da comunidade, de empresas, pessoas físicas ou jurídicas para acontecer. Em Tatuí, as ações desse tipo são desenvolvidas por entidades, grupos ou por iniciativas particulares.
Entre elas, a de Circe Machado Bastos, 70, que promove entrega de brinquedos para crianças carentes do município. A iniciativa acontece em dois períodos do ano: em outubro, por ocasião do Dia das Crianças, e em dezembro, no Natal.
Projeto denomina de Wadih Helu praça localizada em SP
Projeto de lei publicado no Diário Oficial da cidade de São Paulo nesta semana prevê denominação de Wadih Helú de praça localizada no bairro Paraíso. A proposta é assinada pelo vereador Antonio Goulart dos Reis, contando na edição do dia 4 deste mês do órgão oficial da Prefeitura paulista.
Conforme o projeto, o espaço 'com característica de praça e área verde' fica na rua Curitiba, vinculado í Subprefeitura da Vila Mariana. Em justificativa, o vereador disse que se trata de 'uma justa homenagem ao paulista, advogado, empresário e dirigente esportivo'. Helú faleceu aos 89 anos de idade.
Candidatos a bolsas via PEF têm até dia 12 para se inscrever
Estudantes universitários que buscam bolsas de estudos podem inscrever-se ao PEF (Programa Escola da Família) até o próximo dia 12. Os benefícios serão concedidos a alunos de instituições de ensino participantes do programa do governo do Estado de São Paulo a partir do primeiro semestre do ano que vem.
Em Tatuí, o PEF funciona em três escolas estaduais ('Ary de Almeida Sinisgalli', na vila Esperança; 'Chico Pereira', no centro; e 'Lienette Avalone Ribeiro', no Parque Santa Maria) e em sete Emefs (escolas municipais de ensino fundamental). Nessas unidades, há convênio com a Prefeitura.
Tatuí participará de fórum para estreitar relação com chineses
A secretária municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento, Lilian Maria Grando de Camargo, e o diretor do Departamento Municipal da Indústria, Marcos Bueno, viajam a São Paulo neste sábado, 6, para estreitar relações com chineses. Eles participarão do 1o Fórum Empresarial Brasil e China, evento realizado pelo Lide China e CIECBC no Hotel Hyatt São Paulo, no Itaim Bibi.
A previsão é que 180 representantes de empresas asiáticas se encontrem com empresários brasileiros e autoridades de estados e municípios. Tatuí será representado pelo Polo Industrial Tatuí, lançado pela FREDi Desenvolvimento Imobiliário no final do mês passado e que pretende atrair 50 indústrias.
Anunciado o nome de interino que vai comandar a ‘Indústria’
A Prefeitura anunciou na manhã de quinta-feira, 4, o nome do novo titular da Secretaria Municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social. O educador Márcio Fernandes Oliveira assume interinamente o comando da pasta.
Em nota divulgada í imprensa, a assessoria do Executivo informou que Oliveira terá a missão de 'dar continuidade ao trabalho realizado por Ronaldo José da Mota'. Esse último, voltou a ocupar assento na Câmara Municipal por ocasião do afastamento do suplente Jorge Sidnei Rodrigues da Costa.
Saporito retorna í presidência da Câmara e prefeito mantém a base
O vereador Wladmir Faustino Saporito, do Pros (Partido Republicano da Ordem Social) venceu eleição interna realizada pela Câmara Municipal na noite de terça-feira, 2, para composição da mesa diretora para o biênio 2015-2016. Ele foi indicado por 10 dos 17 vereadores como novo presidente da Casa de Leis na votação secreta que encerrou a última sessão ordinária do ano.
A reunião teve participação de coral, defesas de requerimentos pelos vereadores, presença de alunos do projeto Patrulha Mirim e de Ronaldo José da Mota, o Ronaldo do Sindicato, do PPS (Partido Popular Socialista). Ele voltou ao cargo de vereador, com a saída do suplente Jorge Sidnei Rodrigues da Costa, do PMDB (Partido da Mobilização Democrática Brasileira).
Delegados sugerem comitê para o PNE
Dar oportunidades para que as comunidades educacionais do município possam se articular e aproveitar as 'oportunidades que serão proporcionadas pelo PNE (Plano Nacional de Educação)'. Esta é a sugestão de educadores de Tatuí, eleitos delegados por São Paulo, a partir de participação na 2ª edição da Conae (Conferência Nacional de Educação).
O município contou com quatro representantes: o diretor da Escola Estadual 'Barão de Suruí', Marcelo Miranda, a coordenadora municipal, Priscila Simões, o vice-diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) 'Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo', professor Anderson Luiz de Souza, e o gestor de polo da Uninter em Tatuí, Paulo Abimael do Amaral Martin.
Emprego e qualificação serão os focos de ex-secretário na Câmara
'Na Câmara Municipal, os focos serão geração de emprego e qualificação profissional'. A bandeira a ser defendida pelo ex-secretário municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo José da Mota, a partir do ano que vem, está relacionada com a área de atuação do político. Mota é sindicalista e presidente do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região).
Em 2015, o atual vereador afirmou que levará para o Legislativo projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do município. Mota afirmou que voltou í Câmara – ele havia assumido a função de parlamentar no dia 1º de janeiro de 2013 e deixado a vaga para o suplente no dia seguinte – porque 'concretizou toda a plataforma de governo' que havia sido proposta como secretário.







