Da reportagem
A escola “Barão de Suruí” de Tatuí está entre as 70 melhores unidades PEIs (Programa de Ensino Integral) do estado de São Paulo, de acordo com dados obtidos a partir da prova do Saresp 2023 ( Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
Segundo Luciana Dutra Manoel de Oliveira, vice-diretora da escola, o prêmio é em relação a todas as séries, pois, desde o ano passado, o Saresp passou a ser aplicado em todas as idades escolares. “A prova baseia-se no currículo paulista e na matriz do Saresp”, explicou.
A vice-diretora contou que o ensino integral tem as aulas da base nacional (comum a todas as escolas), as aulas diversificadas para o ensino fundamental e itinerário formativo para o ensino médio. “Porém, o Saresp baseia-se apenas na base nacional curricular, visto que é preparado para toda a rede estadual”, completou.
Sobre a conquista, Luciana comentou: “Foco no estudo sem desperceber o lado humano e considerar toda a história de vida do aluno, para fornecer-lhe o melhor aprendizado, é a nossa meta”.
“Que a escola ‘Barão de Suruí’, com o apoio de todos os cidadãos tatuianos, continue a brilhar no cenário educacional como uma escola de referência em Educação”, acrescentou.
Ela também acentuou que, com o resultado, alguns alunos da escola foram contemplados com um curso de inglês, em razão da obtenção das melhores notas na mesma edição do Saresp.
“Todos os alunos que participaram deste curso durante o ano, além de terem ampliado seu conhecimento em um segundo idioma, concorreram a uma bolsa para um intercâmbio em um dos países de língua inglesa”, contou.
“Um dos alunos da escola obteve uma das melhores notas no curso e ganhou a bolsa de intercâmbio para a Nova Zelândia”, completou Luciana.
Resultados da escola
A nota final obtida pela escola “Barão de Suruí” no ano de 2023 foi 5,1 para os anos finais do ensino fundamental e 3,2 para o ensino médio. No ranking estadual, a escola ficou na colocação 91% no primeiro e 50% no segundo.
A medida é de 0% a 100%, que compara apenas escolas de perfil semelhante em complexibilidade, vulnerabilidade e modalidade de ensino (integral ou parcial). O melhor ranking possível em que a escola se enquadra é 100%, enquanto 0% reflete o pior ranking.
Já no ranqueamento que compara a Diretoria de Ensino da região de Itapetininga, a escola ficou com 98% nos anos finais do ensino fundamental e 88% no ensino médio.
A medida de 0% a 100% compara somente escolas pertencentes à mesma diretoria de ensino e segue como 0% refletindo o pior ranking e 100% o melhor.
Todos os dados, inclusive sobre as demais escolas de Tatuí, podem ser acessados a partir do portal da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.