Banco de sangue será reaberto com parceiros e recadastrada doadores

Banco de Sangue terá capacidade de produzir 250 bolsas de sangue por mês (foto: AI Prefeitura)

O Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, voltará a funcionar. Neste sábado, 23, às 10h, acontece a solenidade de reabertura da unidade.

A partir desta nova fase, o “Banco” conta com uma parceria inédita junto ao hemocentro do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que dará todo o suporte técnico ao trabalho da unidade. A parceria é inédita para os dois hospitais, de Tatuí e Botucatu.

A unidade reabrirá as portas ao público a partir de segunda-feira, 25, às 7h, quando voltará a cadastrar doadores. Também será organizada uma agenda de doação, por tipo sanguíneo, para otimizar os trabalhos. A doação de sangue será retomada a partir da outra segunda-feira, 2 de julho.

O Banco de Sangue funcionará de segunda a sexta, das 7h às 9h, para as coletas de sangue. Terá capacidade de produzir a partir de 250 bolsas de sangue por mês, que atenderão, em um primeiro momento, a Santa Casa de Tatuí, o Pronto-Socorro local e o Hospital da Unimed.

A produção excedente irá para o Hospital das Clínicas de Botucatu, como contrapartida, acertada no termo de cooperação. A unidade foi fechada para doação de sangue em 2015 e, desde então, funciona apenas como uma agência transfusional.

“Nossa tarefa não foi fácil: um a um os desafios foram vencidos”, declarou a prefeita Maria José Vieira de Camargo, que conduziu pessoalmente todos os detalhes para a reabertura.

Os profissionais que trabalham no Banco de Sangue foram capacitados em Botucatu (enfermeiros, técnicos de enfermagem e biomédicos, entre outros), novos equipamentos foram comprados com auxílio do Lions Clube Internacional (investimento em torno de R$ 195 mil) e os mais antigos, ainda em bom estado, consertados. O prédio ainda recebeu adequações e a pintura foi realizada pela ONG Força para Viver.

Na terça-feira, 19, o Banco de Sangue realizou coleta para um treinamento da rotina da unidade e testes dos equipamentos. Dez doadores voluntários, todos funcionários da Santa Casa, participaram da ação.

No evento deste sábado, devem estar presentes, além da prefeita Maria José e do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, secretários e vereadores, o médico Thiago Eugênio Gouveia Herbst (diretor técnico do Hemocentro, da Unesp/Botucatu) e o governador do Distrito LC-2 do Lions Clube, Rubens Mesadri, entre outros.

O Banco de Sangue foi inaugurado em 1955, por iniciativa do Lions Clube de Tatuí e leva o nome de um dos fundadores do clube de serviços.

Em 2005, com apoio do Lions Clube Internacional, da Prefeitura e da Secretaria de Estado da Saúde, além de voluntários e do comércio local, a unidade ganhou uma sede própria, prédio que leva o nome de “Marcel E. L. Proost”, ex-presidente do Lions Clube de Tatuí e idealizador da obra.