Alexandre Antunes Rodrigues faz recital de canto lírico em italiano

381





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

O tenor Alexandre Antunes

 

O tenor Alexandre Antunes Rodrigues, aluno do Conservatório, faz na quarta-feira, 13, às 18h, recital de conclusão de aperfeiçoamento em canto lírico. A apresentação terá entrada franca no auditório da unidade 2, à rua São Bento, 808.

O recital tem orientação da professora Marilane Bousquet e coordenação de Cadmo Fausto. O tenor será acompanhado, ao piano, por Lilian Graziella de Oliveira. A narração será de Lúcio Marcelo Paiva e a soprano Paula Psillakis fará participação especial.

Toda a apresentação será em italiano, sendo repertório de ópera dos séculos 18 e 19. Serão apresentadas obras de Wolfgang Amadeus Mozart (Vedrommi in torno, “Idomeneo”), Giuseppe Verdi (Questa o quella, “Rigoletto” e Un di Felice, “La Traviata”), Friedrich von Flotow (M’appari, “Martha”), Francesco Cilea (La Dolcissima Effegie, “Adriana Lecouvreur”) e Giacomo Puccini (Recondita Armonia, “Tosca” e Che Gelida Manina, “La boheme”).

Antunes iniciou estudos musicais no Conservatório “Davino Tardelli da Silva”, em Piedade (SP). Em 2007, ingressou no Conservatório de Tatuí, no curso de canto lírico, sendo que, no mesmo ano, venceu um concurso interno dessa disciplina.

Na mesma instituição, participou de masterclass com Lício Bruno, e, desde 2009, integra o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro Cadmo Fausto.

Participou das montagens das óperas “Dido e Eneas” (Henry Purcell) e “Orfeu e Eurídice” (C. W. Gluck). Também de masterclasses com cantores renomados da cena lírica brasileira e internacional, como Ângela Barra e Andreia Kaiser.

Ele obteve o terceiro lugar no 1º Encontro da Canção de Câmara Brasileira, no concurso interno de alunos. Em 2010, participou do Concurso de Canto Lírico na USC, de Bauru, o “Bauru/Atlanta”, (em convênio com a Universidade de Atlanta, EUA), no qual obteve menção honrosa.

Em 2012, participou do 3º Encontro Internacional de Performance Histórica, em masterclasses com Jacques Ogg (música de câmara) e Rosimeire Moreira (canto barroco).

Desde 2009 tem como orientadora a professora Marilane Bousquet e vem se destacando em recitais e cortinas líricas pelo interior de São Paulo.