Acendimento do tradicional ‘Pinheirão’ marca início da programação de Natal

Shows de luzes e músicas inauguram o “Natal Encantado” na Praça da Santa

34
Tradicional “Pinheirão” tem 40 cordões com mais de 1.300 luzes (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

A programação do “Natal Encantado” de Tatuí começou na quarta-feira, 1º, na praça Martinho Guedes, a Praça da Santa. O evento, realizado pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, contou com atrações musicais, acendimento do “Pinheirão”, início da “Casa do Papai Noel” e estreia do “Pinheirão Musical”.

Marcaram presença autoridades locais o prefeito Miguel Lopes Cardos Júnior; a presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Alessandra Vieira de Camargo Teles, e o chefe de gabinete municipal, Christian Pereira de Camargo.

Ainda participaram o titular da pasta do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, a presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) Tatuí, Lúcia Bonini Favorito, presidentes de conselhos municipais, secretários e diretores municipais, além de representantes de patrocinadores e vereadores.

A abertura foi apresentada pelo diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna, e começou com apresentação do Coro do Conservatório de Tatuí, regido pelo maestro Marcos Baldini e acompanhado pela pianista Elidamaris Cortez.

Iniciando os discursos, a presidente da ACE convidou os presentes a participarem da campanha de Natal da associação, anunciando que uma “fanfarra de Natal” deve passar pelas lojas nas noites do final do ano.

Publicidade

Na sequência, Alessandra convidou a população para participar do “Bazar de Natal” do Fusstat, com início previsto para a próxima sexta-feira, 10, e rendeu homenagens à mãe, a ex-prefeita Maria José Vieira de Camargo.

Em seguida, Sinisgalli lembrou ter dado início ao projeto de Natal na gestão de Maria José e destacou o trabalho da chefe do Executivo na reinauguração da Praça da Santa, dia 18 de dezembro de 2019.

Para este ano, o secretário apontou que serão promovidos 23 dias de eventos natalinos envolvendo o Natal Encantado, a Casa do Papai Noel, o Natal Musical (na Praça da Matriz), o Bazar de Natal do Fusstat e outras atrações.

“Nosso objetivo é celebrar, acima de tudo, o nascimento do Menino Jesus, mas, lógico, também queremos incentivar o turismo em Tatuí e atrair cada vez mais público para a cidade”, destacou Sinisgalli.

O prefeito, por sua vez, parabenizou a SECTLeJ pela decoração e pela programação e, também, relembrou o trabalho da prefeita antecessora, destacando os esforços de Maria José para a revitalização da Praça da Santa.

Cardoso Júnior também falou sobre o prêmio “Top Destinos”, recebido pelo município em cerimônia realizada em São Paulo na terça-feira, 30 de novembro, e resumiu algumas das ações realizadas pela prefeitura durante a semana.

Para finalizar, fez um apelo religioso aos participantes, apontando o “principal sentido do Natal”.

“Que neste mês de dezembro, possamos trazer à nossa memória o sacrifício que foi feito na cruz, pelo nosso Senhor Jesus, para que nós estivéssemos aqui hoje e para que pudéssemos usufruir desta vida. Este é o espírito de Natal”, completou o prefeito.

Depois dos discursos, o prefeito anunciou oficialmente o início do Natal Encantado e foi aceso o tradicional “Pinheirão”, considerado o maior cartão postal de Tatuí no período natalino -, com 25 metros de altura, cerca de 40 cordões e mais de 1.300 lâmpadas.

Revitalizada em 2019, a Praça da Santa está toda decorada. Todas as árvores do espaço público estão iluminadas com refletores verdes, vermelhos e azuis.

Pelo segundo ano consecutivo, a praça tem como atração o “Pinheiro Musical”, que segue para visitação até 23 de dezembro. O acendimento tradicional do Pinheirão ocorre diariamente às 19h e o show musical começa às 21h.

Na cerimônia, também ocorreu a chegada do “Bom Velhinho”, que entrou na Casa do Papai Noel acompanhado da Mamãe Noel e dos duendes. O espaço é assinado pela artista plástica Soraya Rossi, por Eduardo Bueno e equipe.

Ainda em virtude da pandemia, a Casa se encontra nas dependências do Centro Cultural de Tatuí, sem acesso direto à população. As crianças podem acenar ao Papai Noel da Praça da Santa.

A interação é à distância e acontece todas as noites, até a antevéspera do Natal, sempre a partir das 21h – na sequência do “Pinheiro Musical”. Pela janela do prédio, o Papai Noel, acompanhado da Mamãe Noel e dos duendes, acena às crianças.

A O Progresso de Tatuí, Sinisgalli apontou que a programação de Natal segue até o dia 23, contudo, as decorações natalinas continuarão nas praças da Santa e da Matriz até o dia 6 de janeiro, Dia dos Santos Reis, para que a população possa visitar e tirar fotos.

Neste ano, segundo o secretário, a expectativa da SECTLeJ é receber mais visitantes que no ano passado e, consequentemente, ter maior movimentação turística e econômica no município.

“No ano passado, pelo menos 35 mil pessoas passaram por todos os eventos e circularam pelas ruas. Em 2019, a média foi de quase 35 mil pessoas por dia somente na Casa do Papai Noel. Então, a gente acredita que, neste ano, teremos muito mais visitantes”, concluiu Sinisgalli.

Publicidade