Programação especial de Natal conta com diversas atrações em dezembro

Eventos têm diferentes tipos de manifestações culturais até o dia 23

37
Programação tem eventos virtuais e presenciais em dezembro (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Durante o mês de dezembro, a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude promove diversas atividades culturais para “valorizar diferentes manifestações de nossa arte e cultura”.

Os eventos são realizados presencialmente nos equipamentos culturais da prefeitura – seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 – ou são disponibilizados/transmitidos ao vivo pelo canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/3rebu51).

A atração principal do Natal é o “Pinheirão Musical – A Magia das Luzes” e a visita do Papai Noel na fachada do Centro Cultural, em frente à praça Martinho Guedes (Praça da Santa), na Casa do Papai Noel, que seguem até o dia 23, todas as noites, a partir das 21h.

Contudo, outras atrações estão previstas para movimentar a cidade. De forma presencial, neste sábado, 4, às 11h, a Praça da Matriz recebe a apresentação da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, pelo   Projeto Música na Praça, especial de Natal.

Já na programação virtual, o canal do Museu no YouTube disponibiliza o vídeo “Caninha Verde – Uma Variante do Cururu”, de Rubens Vieira de Paula, pelo 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí, às 16h.

No canal do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) no YouTube, tem bate-papo de cinema sobre o filme “Um Dia para Susana”, às 18h, e às 20h, o canal do MHPS apresenta “Terreirão dos Encantados”, do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo (haverá reapresentação no domingo, 5, e na quarta-feira, 8, também às 20h.

Na terça-feira, 7, às 19h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes) sedia a apresentação dos alunos do Centro Suzuki de Ensino Musical.

Na quinta-feira, 9, às 19h, o canal do Museu no YouTube apresenta “Sussurros e Risadas, uma Noite no Cadeião”, de Cildete Saroba Vieira dos Santos, pelo 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

Ainda na quinta-feira, está prevista a passagem da Caravana de Natal da Coca-Cola por Tatuí. O trajeto e horário não foram divulgados pela empresa para evitar aglomeração devido à pandemia.

Na sexta-feira, 10, das 15h às 17h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” sedia a oficina de circo do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo, com recursos do ProAC LAB, e, às 17h30, no canal do MHPS no YouTube, tem o espetáculo “As Lavadeiras”, de Vivian Emanuelle Pires Rodrigues, do Festival de Arte e Cultura.

No sábado, 11, às 11h, na Praça da Matriz, tem apresentação do poema “Praça da Matriz”, de Cristina Siqueira, pelo projeto “Escritos Atrás do Pensamento”, com recursos do ProAC LAB, e o Projeto Música na Praça com a Banda Municipal de Mombuca.

Às 19h, o canal do museu no YouTube transmite o vídeo “Realismo Fantástico no Interior”, de Nicolás Mariano Noya, pelo festival.

Ainda no sábado, 11, às 17h, o Centro Cultural de Tatuí apresenta o espetáculo “Gangs de Gatos”, com direção coreográfica de Rosinha Orsi e direção cênica de Paula Fernanda. A peça será reapresentada no domingo, 12, também às 17h.

No domingo, 12, às 19h, o CEU das Artes recebe apresentação dos alunos da escola Melody Music Arts.

A programação continua na segunda-feira, 13, às 20h, na sacada da empresa One 7 (esquina da rua Prudente de Moraes com a José Bonifácio), com o “Natal Musical”, apresentado pelo Coral do Lar Donato Flores.

Na terça-feira, 14, às 10h e às 14h, o museu recebe a apresentação do Cordão dos Bichos Mirim.

Já no período da noite, a partir das 20h, a Praça da Matriz promove a abertura do Natal Musical, com apresentação da Bravo Electro.

Na quarta-feira, 15, às 19h, o canal do museu no YouTube tem apresentação da peça “Neste Buraco Tem Tatu Sim, Que Eu Ouvi”, de Adriana Afonso Oliveira, pelo Festival de Arte e Cultura.

Também na quarta-feira, às 20h, a Praça da Matriz continua com o Natal Musical, recebendo o coral do Ministério de Louvor da 1ª Igreja Batista.

Na quinta-feira, 16, às 20h, a Praça da Matriz apresenta o espetáculo da Oficina de Ballet do Departamento Municipal de Esporte. Já na sexta-feira, 17, às 20h, o Natal Musical tem show com a banda Marcatto.

Também na sexta-feira, às 20h, o CEU das Artes tem o espetáculo “A Volta da Cantora Careca, Porém Muda”, da Trupe Garagem e Cia., com classificação indicativa de 16 anos.

Ainda na sexta-feira, às 20h, o canal do museu no YouTube estreia o documentário “Doces Relatos”, de William de Oliveira Lima, pelo festival de Tatuí.

No sábado, 18, às 11h, a Praça da Matriz recebe o Duo Bem Casado e, às 20h30, tem apresentação do Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O CEU reapresenta o espetáculo “A Volta da Cantora Careca, Porém Muda” no sábado, 18, às 20h, e no domingo, 19, às 19h.

Ainda no domingo, 19, às 20h, ocorre apresentação com a banda “Natal Real”, grupo musical da Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Praça da Matriz, pelo Natal Musical.

Na semana do Natal, a programação começa na segunda-feira, 20, às 20h, com o VIII Concerto de Natal, da Camerata Les Ensembles, produzido por Jorge Rizek, no Santuário Nossa Senhora da Conceição.

As apresentações do Natal Musical voltam para a Praça da Matriz na terça-feira, 21, com o Coral do Lar Donato Flores, e seguem: na quarta-feira, 22, com a Corporação Musical “Carlos Gomes”, de Cesário Lange, e na quinta-feira, 23, encerra-se com o Grupo Seresteiros com Ternura, sempre às 20h.

Na quarta-feira, 22, às 19h, também ocorre, no CEU das Artes, o espetáculo “Mac(H)os”, da Cia Ímpares, com recursos da Lei Aldir Blanc (LAB).

De 7 a 23 de dezembro, das 10h às 22h, e na sexta-feira, 24 (véspera de Natal), das 10h às 14h, a Praça da Matriz também recebe a tradicional Feira de Artesanato “Capital da Música – Especial de Natal”.