Tatuí é bicampeã em prêmio de turismo

Cidade vence o “Top Destinos” na categoria “turismo de estudos e intercâmbio”

21
Prefeito de Tatuí (à esquerda) e Cassiano Sinisgalli (à direita) recebendo o prêmio Top Destinos em SP (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

Pela segunda vez, Tatuí é “top campeã” da categoria “turismo de estudos e intercâmbio” do prêmio Top Destinos Turísticos, promovido pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e pela Skal Internacional São Paulo.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite de terça-feira, 30 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador do estado de São Paulo, João Doria, do secretário de estado do Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, de representantes dos municípios finalistas e da imprensa.

Tatuí foi indicada para a final em três das quatro categorias em que se inscreveu e esteve representada no evento pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e pelo secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

Pela categoria, o município venceu as cidades de Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo, sendo “top campeã” pela segunda vez. A cidade já tinha vencido o prêmio por turismo de estudos e intercâmbio em 2018.

De acordo com a organização, a categoria“diz respeito à movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional”.

Publicidade

A premiação, tida como “um reconhecimento às cidades que acreditam e valorizam o turismo como fonte de riqueza e autoestima à população”, foi lançada em 2016, durante a Abav Expo – considerada a mais importante feira de turismo do Brasil.

Tatuí ainda chegou à final na categoria “turismo gastronômico”, ao lado de Campos do Jordão e São Sebastião. O título ficou com a cidade litorânea de São Sebastião, também vencedora da categoria “sol e praia”.

A Capital da Música também concorreu ao prêmio de “turismo cultural”, contra Praia Grande e Santana de Parnaíba, que foi “top campeã” da categoria. Tatuí também havia se inscrito para o prêmio de “turismo de negócios e eventos”, mas não foi indicada para a final.

Mesmo não ganhando as três categorias, Sinisgalli comemora a premiação, salientando a importância de Tatuí estar “colocando-se em evidência como um Município de Interesse Turístico”.

“Participar deste prêmio nos ajuda a projetar o município e todos os potenciais turísticos dele. Disputamos em quatro categorias, fomos classificados e chegamos à final em três, isso já é uma grande conquista”, declarou o secretário.

Ele ainda classificou o resultado como uma mostra do potencial turístico de Tatuí na parte cultural e gastronômica. “Mesmo não ganhando nestes setores, fomos finalistas, e é importante salientar que perdemos para cidades que já são estâncias turísticas”, apontou o secretário.

O prêmio foi dividido por etapas, sendo a primeira delas a inscrição dos municípios e a segunda, a votação pelo site www.votetop.com.br, de 1º de junho a 15 de outubro de 2021.

Cidade por cidade, categoria por categoria, a apuração levou em consideração o total de votos obtidos, ponderados pelo número de habitantes e transformados em pontos.

Na terceira etapa, as cidades finalistas foram avaliadas por uma comissão julgadora, formada por especialistas em turismo, marketing e comunicação, que analisou profissionalmente os municípios. E, por fim, no início de novembro, foram anunciados os três “top finalistas” de cada categoria.

O prêmio tem auditoria da empresa Russell Bedford Brasil e apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens, do governo do estado de São Paulo.

“Quero parabenizar o secretário Cassiano Sinisgalli e sua equipe pelos esforços para que Tatuí fosse finalista em três categorias deste conceituado prêmio, assim como os conselhos municipais de turismo e cultura, bastante atuantes. O turismo gera renda, oportunidades de negócios e empregos”, comemorou o prefeito Cardosos Júnior.

Ele apontou que Tatuí foi uma das poucas cidades a chegar à final em três categorias, lembrando que cidades de grande porte ficaram de fora da final e muitas que participaram também acabaram não recebendo o prêmio principal.

“O mais importante deste prêmio é participar e colocar Tatuí dentro de todos os cenários, e acho que nós temos conseguido direcionar bem o nosso trabalho e incluir a cidade nos mapas mais importantes do desenvolvimento”, acentuou o prefeito.

Publicidade