Da redação
Desde o dia 2 de dezembro, o jornal O Progresso de Tatuí, pelo site www.oprogressodetatui.com.br, manteve no ar, até esta sexta-feira, 7, pesquisa sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos.
Até então, a imunização seguia voltada apenas às pessoas a partir dos 12 anos completos, sem previsão de início da campanha para as crianças desse público mais jovem.
A imunização de crianças de 5 a 11 anos foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro e somente anunciada para ser colocada em prática, pelo Ministério da Saúde, na quarta-feira desta semana, 5.
Apesar da aprovação, o Ministério da Saúde abriu, no dia 23 de dezembro, consulta pública sobre a vacinação contra a Covid-19 das crianças nessa faixa etária.
A participação aconteceu pela internet até o dia 2 de janeiro. Antes, no dia 18 de dezembro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, justificou a realização da consulta alegando que a autorização da Anvisa não era “decisão suficiente para viabilizar a vacinação para esse grupo”.
Como resposta, por meio da enquete promovida pelo jornal O Progresso de Tatuí, 72% dos tatuianos indicaram ser a favor da vacinação nessa faixa etária, enquanto 28% assinalaram o “não”.
Nesta próxima semana, a pesquisa segue mantendo como tema a pandemia. Desta vez, aborda o aumento brutal de confirmações da doença em Tatuí frente ao número de óbitos e internações, os quais não cresceram na mesma proporção.
Assim, a enquete questiona: “A que você atribui a estabilidade nos óbitos por Covid-19 apesar do grande aumento de contaminações?”. A pergunta pode ser respondida com as opções: “às vacinas”, “às medidas de proteção”, “ao tratamento precoce” e “à imunidade de rebanho”. O resultado será publicado na edição do final de semana seguinte, dia 16.