Da redação
Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, na sexta-feira da semana passada, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a prefeitura lançou o novo projeto “ARborizAR”.
Para marcar a data, a prefeita Maria José Vieira de Camargo realizou o plantio de uma árvore de oiti, em frente ao paço municipal, e de um ipê-rosa, em uma área de lazer no Jardim Rosa Garcia II.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, a ação foi criada visando aos benefícios que as árvores já possuem e a melhoria da qualidade do ar para as pessoas com problemas respiratórios, especialmente neste momento de pandemia da Covid-19”.
O projeto também tem o objetivo de fazer com que o município atinja uma cobertura vegetal de 30%. Segundo a prefeitura, atualmente, a cidade tem 15,10% da área com arborização urbana.
A assessoria ainda informa que o projeto surgiu por meio de um incentivo do governo do estado de São Paulo em criar os chamados “espaços árvore”, que são locais reservados nas calçadas especificamente para a arborização urbana.
“Muitos estudos indicam que pessoas que sofrem com doenças respiratórias têm o quadro bastante agravado devido à poluição do ar. As árvores têm a capacidade de reter grande parte desta poluição e de liberar oxigênio, além de aumentarem a umidade relativa do ar, amenizando casos de alergias respiratórias, como, por exemplo, as rinites”, ressalta a nota.
Para tanto, serão plantadas mudas de árvores em espaços e prédios públicos que possuam calçadas igual ou maior a dois metros de largura. Assim, a árvore terá um canteiro com espaçamento ideal e a calçada arborizada desempenhará a responsabilidade com as questões ambientais.
A ação fez parte da semana educativa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. De 1º a 5 de junho, a prefeitura desenvolveu diversas atividades, contudo, neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a programação aconteceu de forma virtual.
Para tanto, a cada dia da semana, um tema foi abordado nos canais oficiais de comunicação da prefeitura (site, Facebook, Instagram e Telegram). No dia 1º, uma postagem explicativa mostrou o que fazer com as máscaras e luvas utilizadas durante a pandemia e formas de aproveitar a quarentena realizando atividades em família.
No segundo dia, os canais oficiais disponibilizam dicas e um passo a passo para montar uma composteira em casa, além de explicar os benefícios da compostagem para o meio ambiente. No dia 3, a abordagem foi sobre o lixo hospitalar, resíduos de serviços de saúde e vantagens da incineração.
Já no dia 4, a população pôde acessar um passo a passado para montar uma horta caseira, e, para encerrar as publicações, na sexta-feira, 5, o tema abordado foram os benefícios da arborização para quem tem problemas respiratórios. Os materiais ainda estão disponíveis nos canais oficiais.