O Conservatório de Tatuí realiza, nesta semana, o 10º Prêmio Incentivo à Música de Câmara. O concurso é voltado a todos os estudantes de instrumento e canto da escola, com o objetivo de estimular a formação de grupos musicais.
O evento deve reunir cerca de 150 conjuntos, com apresentações gratuitas, a partir de segunda-feira, 25, em vários horários. A disputa final será no próximo domingo, 1º de julho.
O concurso é dividido em três categorias: nível básico, intermediário e avançado, de acordo com o tempo de curso dos participantes. Podem participar desde duos formados por estudantes de um mesmo instrumento, quartetos de cordas e grupo de percussão, até grupos mistos com formações inovadoras, que fujam completamente do tradicional.
De acordo com a coordenadora da Área de Música de Câmara, professora Míriam Braga, além de incentivar a prática camerística, o prêmio promove intercâmbio cultural entre os estudantes, estimula a performance de palco, revela talentos e propicia, inclusive, a formação de grupos com potencial para se apresentar profissionalmente.
Os alunos são orientados por professores e devem, além de formar o grupo, escolher o repertório, criar um nome para a formação e preparar material de divulgação do grupo.
Nesta edição, as apresentações classificatórias serão realizadas de 25 a 29 de junho, com audições às 09h, 11h, 14h e 16h. Uma banca examinadora avalia o desempenho e atribui nota às formações.
Os conjuntos que obtiverem melhor pontuação passam para a etapa semifinal, realizada no próximo sábado, 30. As apresentações finais serão no domingo, todas no Salão Villa-Lobos, abertas ao público e com entrada gratuita.
Grupo convidado
O 10º Prêmio Incentivo à Música de Câmara terá participação especial do Quarteto de Saxofones SaxBrasil. Formado por professores e músicos profissionais, o grupo fará uma máster class na terça-feira, 26, às 11h.
A atividade pedagógica vai abordar a rotina de um grupo de câmara, com dicas sobre escolha de repertório, dinâmica de ensaio, exercícios em grupo e desenvolvimento profissional. No mesmo dia, às 19h, o quarteto fará um recital.
Formado em 2009, o Quarteto de Saxofones SaxBrasil é formado pelos músicos Rafael Migliani (saxofone soprano), Maikel Morelli (saxofone alto), Jonathas Cordeiro (saxofone tenor) e Giancarlo Medeiros (saxofone barítono).
Tem como objetivo difundir o saxofone clássico e a música brasileira. Conquistou o primeiro lugar na 28ª edição do “Concurso Latino Americano Rosa Mística”, na categoria música de câmara, e, desde então, tem atuado como solista frente a importantes grupos do Estado de São Paulo.
Foi responsável pela elaboração, produção e execução dos projetos “Música para Todos”, “Viagem Musical pelas Américas” e “Conhecendo Villa-Lobos a Bordo do seu Trenzinho”, que levaram música instrumental para mais de 6.500 crianças de periferia, com o patrocínio da Secretaria da Cultura de Sorocaba, por meio da lei de incentivo à cultura municipal.