Acordeão e viola caipira passam a ser ensinados em 2 novos cursos

Viola caipira com Zeca Collares (foto: Silvana Carneiro)

O Conservatório de Tatuí abriu inscrições para dois novos cursos: acordeão e viola caipira. São oferecidas 12 vagas para cada turma, com oportunidades para pessoas com e sem conhecimento musical. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 30.

O curso de acordeão é destinado a alunos com idade mínima de sete anos. Será ministrado pelo professor Braulio Vidile, formado pelo Conservatório Musical Mozart, de Santos (SP).

É também diplomado em licenciatura em música pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em acordeão e música de câmara pelo Conservatório de Florença (Itália).

Além de músico profissional, atuou como professor de acordeão e educação musical em dez escolas públicas italianas. De volta ao Brasil, foi acordeonista e pianista da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo e, agora, leciona no Conservatório de Tatuí.

O curso de viola caipira é oferecido a alunos com idade mínima de oito anos. Será ministrado pelo professor Zeca Collares, bacharel em cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Iniciou o ofício de violeiro nas rodas de Folia de Reis na região de Grão Mogol, em Minas Gerais, onde nasceu. Em 1984, formou parceria com o compositor e cantor Dino Lopes, ponto de partida para a carreira musical.

Em 1988, iniciou os estudos com Paulo Estêvão “Tevão”, fundador do grupo Língua de Trapo. Atualmente, soma mais de 20 anos de carreira.

As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 30 de abril pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas.

Braulio Vidile, no acordeão

É necessário ler o regulamento completo, preencher a ficha de inscrição corretamente e pagar taxa no valor de R$ 60. A seleção será feita em uma única fase: candidatos sem conhecimento musical passarão por uma entrevista com o professor; candidatos que já têm conhecimento musical devem tocar uma peça de livre escolha.

Data, horário e local das entrevistas e dos testes práticos serão divulgados a partir do dia 7 de maio no site do Conservatório (www.conservatoriodetatui.org.br/novos-alunos) e no mural da secretaria escolar.

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das divulgações, convocações e avisos referentes ao processo seletivo.

Todos os cursos do Conservatório são gratuitos, sem mensalidades. Caso a quantidade de candidatos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão em lista de espera, com chance de serem chamados em caso de desistências durante o primeiro bimestre do ano letivo, a critério da assessoria pedagógica da escola.

Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br), pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447, ou pessoalmente, em horário comercial, na secretaria escolar, à rua São Bento, 808, centro.