Praça do Barão é palco da 3ª edição de ‘batalha de poesia’

903

Mais conhecido como “batalha de poesia”, o Slam Tatu ganha terceira edição neste mês. O evento acontece às 17h do próximo sábado, 28, tendo como palco a praça Paulo Setúbal, a popular “Praça do Barão”, e dois convidados especiais.

Criada pela poetisa Flor, Priscila, a competição de “poesia falada e autoral” apresenta programação extensa. O cronograma prevê o lançamento do fanzine (publicação não oficial) intitulado “Aquela Flor que Escreve Priscila”.

Haverá sorteio de livros e revistas, rifas de obras literárias, trufas e de uma camiseta oficial do evento. A organização fará arrecadação de alimentos não perecíveis.

Para a terceira edição, são aguardadas presenças de Felipe Nikito e Leo Rios. O primeiro representa Atibaia e promete “encantar o público com poesia afiada e cheia de referências da música, das lutas sociais e raciais”.

Já o segundo convidado é conhecido pelas letras “diretas e retíssimas”. Rios é também o ganhador da edição anterior da competição de poesia autoral.

Na disputa, os participantes têm até três minutos para se apresentar. Eles devem recitar uma poesia de autoria própria, sem adereços ou acompanhamento musical.

Os jurados são escolhidos na hora e dão notas de zero a dez, as quais podem ser fracionadas. O vencedor receberá um “prêmio surpresa”.

De acordo com a organização, o modelo de duelo de poesia foi criado por volta dos anos 1980, em Chicago, nos Estados Unidos, junto com a cultura hip hop. Entretanto, ele chegou ao Brasil nos anos 2008, tendo registros em São Paulo.