A aula inaugural dos cursos superiores gratuitos EAD (Educação à Distância) de pedagogia, engenharia da computação, engenharia de produção e gestão pública, do polo da Univesp (Universidade Virtual Estadual de São Paulo) em Tatuí aconteceu no dia 27 de fevereiro.
O polo de apoio terá como sede a Fatec local, onde já está montado um moderno laboratório para as aulas presenciais, quando houver a necessidade.
As primeiras turmas reúnem 200 estudantes. “Com certeza, a partir dos próximos vestibulares, serão oferecidas mais vagas. Universidade gratuita e de qualidade, um sonho que estamos realizando, uma grande conquista para Tatuí”, declarou a prefeita Maria José Vieira de Camargo, que esteve no evento.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além da prefeita, o vice-diretor da Fatec, professor Anderson Luiz de Souza; o coordenador do polo da Univesp em Tatuí, Williams Vieira Sales; o vereador João Éder Alves Miguel; e os secretários municipais Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Governo) e Marisa Mendes Fiusa Kodaira (Educação).
Os alunos presentes receberam as carteirinhas estudantis. Em suas palavras, o ex-prefeito Gonzaga recordou 12 atrás, quando, em sua gestão à frente de Tatuí, conquistou a Fatec.
“Começamos com 80 alunos e, hoje, temos uma faculdade com quase 2.000 alunos e cinco cursos de nível superior”, declarou o atual secretário do Governo.
A Univesp é uma universidade pública (em parcerias com a USP, Unicamp e Vunesp) criada em 2012, exclusivamente, para a educação à distância e vinculada ao governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em Tatuí, a parceria é também com a Prefeitura e a Fatec.