Aula inaugural do programa “Futuro Cientista” reúne 80

446
Programa tem a supervisão de professores da Ufscar (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

No final do mês passado, o auditório do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva”) recebeu a aula inaugural do programa Futuro Cientista, fruto de convênio assinado em maio de 2017 pela Prefeitura de Tatuí e a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba.

Participam do programa um total de 80 alunos da rede municipal de ensino, sendo 20 de cada uma das escolas: Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva”, Emef “Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, Emef “Prof. Alan Alves de Araújo” e Emef “Profª. Maria Helena Machado”.

Além destas escolas, há uma parceria, também, com a Etec “Sales Gomes”. As atividades com os alunos nas respectivas escolas tiveram início na última segunda-feira de fevereiro, 26, sob a coordenação do professor doutor em física pela Ufscar, Fábio de Lima Leite, e do supervisor educacional da Ufscar Sorocaba, Nathan Penha.

Em 2017, a Emef “Profª. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol” foi premiada durante o Encontro Regional do Programa “Futuro Cientista”, por ser dessa escola o clube de ciências com o melhor projeto de pesquisa na área de biológicas.

Cerca de 200 clubes de ciências de sete cidades da região estiveram presentes. O projeto premiado de Tatuí usou materiais recicláveis e um celular antigo para desenvolver uma caixa de remédios inteligente, que pode ser usada para ajudar idosos e pessoas surdas, ou com deficiência visual, a tomarem os remédios na hora certa.

Publicidade

Futuro Cientista

Criado em 2010 pela Universidade Federal de São Carlos, o programa tem como missão principal “adotar” jovens talentos de escolas públicas, proporcionando acompanhamento e “uma oportunidade única de ingressar na universidade e tornar-se um cientista ou empreendedor”.

Este é o primeiro programa da América Latina destinado unicamente à formação de futuros cientistas, fornecendo todos os subsídios necessários para o aluno ingressar em universidade pública e iniciar a carreira acadêmica.

Publicidade