A Prefeitura está com 120 vagas em aberto para novas turmas atendidas por meio do PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional). As capacitações são gratuitas e oferecidas pela Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo). As aulas têm início em janeiro.
Conforme explicou a diretora do Departamento Municipal de Gestão Pública, da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública, Tais Oliveira, as inscrições serão realizadas ainda neste mês.
Os interessados devem se dirigir ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) entre esta terça-feira, 26, e a quinta-feira, 28. É preciso (mas não necessário) não estar empregado.
Para 2018, Tais conta que a Prefeitura conseguiu o dobro de vagas. O PEQ começou a ser realizado em Tatuí em parceria com a Sert, atendendo 60 pessoas.
Elas participaram das primeiras turmas com aulas na Escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no período noturno. Na ocasião, duas turmas foram contempladas. Cada uma com 30 alunos, para as qualificações de auxiliar de departamento pessoal e assistente administrativo.
Das 60 pessoas inscritas, apenas sete desistiram, com 53 recebendo certificados em formatura realizada no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, na tarde do dia 18 de dezembro.
Os alunos participaram de 32 aulas, que totalizaram 160 horas de duração. As turmas frequentaram as aulas no dia 11 de outubro, finalizando-as no dia 30 de novembro.
“Devido à qualidade da formação, a prefeita solicitou que pleiteássemos mais cursos e o coordenador regional da Sert informou-nos, na formatura, que a Prefeitura de Tatuí está autorizada a abrir 120 vagas para janeiro”, contou.
Os novos cursos são para formação de assistente administrativo, departamento pessoal, técnico em vendas e atendimento/recepção. Elas somaram 120 vagas, que deverão ser distribuídas por uma comissão municipal, que analisará as fichas dos candidatos e fará a seleção com base nos dados.
Tais esclareceu que um dos pré-requisitos para ser contemplado é não estar trabalhando. “Mesmo se estiver, poderá fazer a inscrição, sem problema nenhum”, acrescentou.
A expectativa da secretaria é que o número de candidatos exceda o de inscritos. Para a primeira turma, a pasta registrou 400 interessados, média de seis candidatos por vaga.
“É importante destacar que vamos deixar em aberto o período de inscrições para já. As vagas poderão ser pleiteadas no PAT, durante o expediente”.
Para se inscrever, basta ir até a unidade. “A pessoa vai preencher uma ficha com os dados pessoais e uma informando se está trabalhando ou não”, descreveu Taís.
As fichas serão enviadas para a pré-seleção e posterior formação das quatro turmas. Os candidatos selecionados serão convocados pelo PAT, depois de serem escolhidos pela comissão técnica.
Mesmo que em um primeiro momento o candidato não seja chamado, Tais disse que é possível ser convocado posteriormente. Isso porque haverá uma lista de espera, em suplência.
As aulas começam no dia 17 de janeiro, na própria Escola do Senai, não sendo necessária a realização de matrícula. Os selecionados já estarão inscritos, uma vez que entregaram cópias de documentos pessoais, como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.
O Senai fica à rua Maneco Pereira, 615, no centro. Já o PAT está situado na rua Adauto Pereira, 352, na vila Minghini. O telefone de contato é o 3251-4766.