56% dizem que os episódios de abandono são por ‘desleixo’





Os casos de abandono de incapazes têm sido frequentes em Tatuí. De acordo com o Conselho Tutelar, perto de 25 ocorrências do tipo são registradas por mês. Enquete realizada pelo jornal O Progresso revelou que, para o tatuiano, a maioria dos casos de crianças deixadas a sós em casa ocorre por desleixo dos pais.

De acordo com levantamento realizado pelo bissemanário, 56% dos leitores afirmaram que o desleixo de pais e responsáveis é o fator que mais contribui para o aumento do número de casos deste tipo na cidade. A pesquisa ficou disponível entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro.

A enquete realizada por meio de “O Progresso Digital” ainda deu outras duas opções para o internauta. A segunda mais votada, com 31%, aponta a “falta de responsabilidade” como o principal fator que colabora com os casos de abandono. Os 13% restantes opinaram que os abandonos acontecem por “falta de consciência”.

Nesta semana, o bissemanário propõe uma nova discussão, desta vez sobre as autuações no trânsito. De acordo com o Cepat (Centro de Estatística e Prevenção a Acidentes de Trânsito), 23,75% dos casos de multa são por uso de celular ao volante; 17%, por falta de cinto de segurança; e 7,67%, por estacionamento em local proibido.

De acordo com o departamento, as multas ajudam na conscientização e na disciplina dos motoristas, o que pode colaborar com a redução dos índices de acidentes. Diante dessa perspectiva, a enquete faz o seguinte questionamento: “Em sua opinião, qual o maior efeito da multa de trânsito?”.

As respostas disponíveis são: “diminuição de acidentes”, “caráter educativo”, “não tem efeito algum” e “só melhora a arrecadação”. A votação da enquete está disponível a partir deste sábado, 3, e segue até a sexta-feira, 9. O resultado será publicado na edição de domingo, 11.